MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

​'Dinossauro' Belfort luta por título histórico e lacuna aberta por Anderson

Vitor Belfort costuma dizer que é um "dinossauro" do UFC. Afinal, não há ninguém há tanto tempo na ativa como ele. Seus pares já foram à extinção, aposentaram-se. Mas o carioca de 38 anos sobe no octógono do UFC 187, em Las Vegas, para tentar coroar um le

Da Redação

·
Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.05.2015, 10:13:00 Editado em 27.04.2020, 19:59:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Vitor Belfort costuma dizer que é um "dinossauro" do UFC. Afinal, não há ninguém há tanto tempo na ativa como ele. Seus pares já foram à extinção, aposentaram-se. Mas o carioca de 38 anos sobe no octógono do UFC 187, em Las Vegas, para tentar coroar um legado já histórico e tentar tomar o cinturão dos médios de Chris Weidman. É a chance para um feito inédito, com três conquistas em categorias diferentes e também a oportunidade de preencher a lacuna de ídolo máximo dos brasileiros, depois de Anderson Silva ser afastado por doping.

continua após publicidade

Já são quase duas décadas de carreira para Belfort, numa jornada cheia de reviravoltas. Pupilo de Carlson Gracie e tão ligado ao mestre de jiu-jítsu que chegou a levar por um tempo o sobrenome dele, o garoto conheceu a glória aos 19 anos, ao conquistar o título do GP dos pesos pesados no UFC 12, em 1997. Sete anos depois, bateu Randy Couture e conquistou o cinturão oficial dos meio-pesados. Agora, pode se juntar ao próprio Couture e a BJ Penn como os únicos campeões em categorias diferentes dentro da organização.

"O que o Chris Weidman estava fazendo quando eu estreei no MMA, que ainda era vale-tudo? Eu lutava com cara gigantes, sem regras, sem luvas. E estou aqui até hoje. É isso que me motiva, é o legado que vou deixar nesse esporte. Quem vai poder falar que fez o que eu fiz? Ninguém", se auto-exaltou Belfort.

continua após publicidade

Não é só de vitórias que o carioca viveu. Muito pelo contrário. Derrotas marcantes no octógono e fora dele construíram uma história de superação. Belfort perdeu logo na primeira defesa de cinturão do UFC e chegou a ter cinco derrotas em sete lutas entre Ultimate e Pride. Na vida pessoal, perdeu a irmã em 2004, um drama familiar que mexe com o lutador hoje. Com fama de bad boy, participou do reality show A Casa dos Artistas, no SBT, onde começou o relacionamento com Joana Prado - então a Feiticeira. Em 2006, ainda abalado, caiu em um antidoping.

Foi depois do flagra que um novo Vitor - já em sua fase aberta quanto à religiosidade - surgiu, um Vitor que sabia do seu talento, mas que conseguiu trabalhar pesado para aperfeiçoá-lo. Desde 2007, quando ele deu um passo para trás, atuando em eventos menos consagrados, o lutador se reinventou até voltar ao UFC. É claro que ele teve aquele chute na cara de Anderson Silva para frear seu ímpeto, mas nem isso o abateu. Fora os reveses para o Spider e Jon Jones, venceu dez lutas, com nove nocautes que nunca passaram do segundo round. As performances das últimas três lutas, em que acrescentou os chutes ao seu repertório e enfileirou com pernadas Bisping, Rockhold e Henderson mostraram: o UFC tinha a obrigação de dar mais uma chance de consagração para o brasileiro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "​'Dinossauro' Belfort luta por título histórico e lacuna aberta por Anderson"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!