MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Ginastas serão ouvidos no STJD na próxima terça-feira (26)

MARCEL MERGUIZO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os ginastas Arthur Nory, 21, Fellipe Arakawa, 21, Henrique Flores, 24, e Angelo Assumpção, 18, este ofendido pelo que os companheiros de seleção chamaram de "brincadeira", serão ouvidos no Superior Tribunal de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.05.2015, 15:30:28 Editado em 27.04.2020, 19:59:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARCEL MERGUIZO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os ginastas Arthur Nory, 21, Fellipe Arakawa, 21, Henrique Flores, 24, e Angelo Assumpção, 18, este ofendido pelo que os companheiros de seleção chamaram de "brincadeira", serão ouvidos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva da ginástica na próxima terça-feira (20).
Os quatro atletas, afastados por 30 dias da seleção, foram intimados após a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) instaurar inquérito para apurar eventual infração disciplinar relacionada ao vídeo com injúrias raciais que eles publicaram no aplicativo Snapchat e, posteriormente, foi divulgado pelo jornal "O Globo".
Segundo a presidente do STJD, Renata Quadros, o inquérito serve para apurar se de fato houve infração disciplinar capitulada no CBJD [Código Brasileiros de Justiça Desportiva]. "Só depois de concluído é que a procuradoria pode, ou não, dar início a um processo disciplinar".
Assumpção também será ouvido. Ele já se manifestou a favor dos companheiros de seleção no vídeo de desculpas que publicaram logo após a polêmica. No entanto, mesmo que ele faça um depoimento a favor dos outros atletas -o que é esperado- isso não eximiria os três colegas de responsabilidade do caso.
"O que se investiga é se houve o dolo pela prática de uma infração disciplinar ou se, conforme afirmaram na segunda publicação, tratou-se de brincadeira", diz Renata Quadros.
O auditor que irá processar o inquérito é Felipe Bevilacqua.
De acordo com assessor jurídico da confederação, Paulo Schmidt, o procedimento está sendo todo realizado pela instância desportiva.
"Nos limitamos na CBG a enviar relatórios gravações etc., e afastá-los preventivamente com corte das bolsas pelo período inicial de 30 dias, diz Schmidt.
"Como não são fatos ocorridos em competição, em tese o STJD não tem competência para julgar direto mas pode apontar infrações para que a CBG as aplique. Mas se a CBG aplicar pena de suspensão, por exemplo, deverá submeter a homologação do tribunal, como manda a Lei", explica o advogado.

continua após publicidade

ENTENDA O CASO
Do vazamento do vídeo à punição da confederação de ginástica em cinco dias

VÍDEO
O ginasta Arthur Nory, 21 -com Felipe Arakawa, 21, e Henrique Flores, 24-, grava e publica vídeo no aplicativo Snapchat em que fazem injúrias raciais contra Angelo Assumpção, 18
DESCULPAS
Após divulgação do vídeo pelo jornal "O Globo", na sexta-feira (15), os três publicam um novo vídeo, ao lado de Assumpção. Dizem que tudo foi uma brincadeira e pedem desculpas ao companheiro
INQUÉRITO
No sábado (16), a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) diz que vai instaurar inquérito para investigar o caso e que encaminhará o resultado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)
PUNIÇÃO
Na segunda (18), o clube Pinheiros diz que vai dar uma advertência a Nory. E, na quarta (20), a CBG anuncia o afastamento deles da seleção por 30 dias e a suspensão dos pagamentos

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Ginastas serão ouvidos no STJD na próxima terça-feira (26)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!