Facebook Img Logo
Mais lidas
Esportes

Apucaranenses apresentam medalhas conquistadas

.

Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Autarquia Municipal de Educação, Apucarana está desenvolvendo um trabalho de base na área do atletismo. Inicialmente, o projeto envolve três escolas municipais, mas a meta é levar a iniciativa para, pelo menos, a metade das escolas da rede municipal. Nesta quinta-feira (07/05), um grupo de alunos apresentou ao prefeito de Apucarana, Beto Preto, as medalhas conquistadas na 41ª Prova Rústica Tiradentes, disputada no final de abril em Maringá.

O ato foi realizado no gabinete do prefeito e contou com a presença do secretário municipal de Governo, Sérgio Luiz Barroso, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Paulo Aparecido Kisner (Paulão), e da diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação. Estiveram ainda presentes Luciana Verussa, coordenadora pedagógica da Escola do Campo Padre Antônio Vieira (Distrito de Correia de Freitas), Lucineide Valverde Gaspar, diretora da Escola José de Alencar (Distrito de Vila Reis) e Margareth Pazine, diretora da Escola Vida Nova (Caic), além de técnicos esportivos que desenvolvem as atividades nas escolas.

 “O atletismo é a base de tudo, antes mesmo do futebol, pois desenvolve as capacidades motoras que são essenciais para a prática das mais diversas modalidades esportivas. Estamos iniciando esse trabalho de base, com a expectativa de que futuramente Apucarana possa ter atletas competindo em alto nível”, frisa Beto Preto, lembrando que o Município implantou o Circuito de Corrida das Escolas Municipais e adquiriu diversos kits de miniatletismo que estão sendo utilizados, em sistema de rodízio, na rede municipal de ensino.

O prefeito de Apucarana afirma que, além da prática esportiva, o projeto de atletismo é uma oportunidade para os alunos participarem de competições e de conhecerem outras cidades. “Temos o exemplo do aluno Kaique, que mora no Rio do Cerne e estuda na escola localizada no Distrito de Correia de Freitas. Ele nos relatou que nunca imaginou poder participar de provas fora de Apucarana e de poder viajar para outras cidades”, conta Beto Preto.

De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, quinze alunos do projeto de atletismo participaram da 41ª Prova Rústica Tiradentes, nas categorias sub-11, pré-mirim e mirim. “Vários alunos venceram suas baterias e, na classificação geral, tivemos alunos que ficaram em quarto, quinto, sexto e sétimo lugares. Depois, tivemos ainda aqueles que no geral ficaram entre a oitava e a 16ª posição”, detalha Paulão, afirmando que a meta é ampliar o projeto. “Um dos desafios é viabilizar espaços para realizar os treinamentos. Nos distritos, por exemplo, utilizamos os campos de futebol localizados nestas comunidades”, pontua Paulão.

Os treinamentos são realizados duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15 horas. “Estamos obtendo grandes resultados com a introdução do esporte nas escolas. Mantemos, porém, sempre o olhar pedagógico para que não haja uma diminuição do rendimento e do aprendizado dentro da sala de aula”, observa Marli Regina Fernandes da Silva, diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação.

Os alunos que porventura apresentarem baixo rendimento escolar ou indisciplina são afastados temporariamente das atividades esportivas. “O que verificamos é que as crianças adoram e se sentem motivadas com as atividades. Como elas acontecem durante o horário das aulas, buscamos antecipar as tarefas para que não haja interferência no processo de aprendizagem”, reforça Lucineide Valverde Gaspar, diretora da Escola Municipal José de Alencar.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Esportes

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber