Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Apesar de identificação com rival, Pacaembu viu mais conquistar do Palmeiras

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

RAFAEL VALENTE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Desde que o Pacaembu foi inaugurado, a torcida do Corinthians adotou o estádio municipal como a casa do time. O fato de a equipe alvinegra jogar de forma continua entre a década de 1940 e o ano passado aumentou a identificação dos torcedores com o estádio. Mas isso não significa que é o clube do Parque São Jorge quem mais triunfou lá.
O feito pertence ao Palmeiras, dono de 13 títulos oficiais contra nove do Corinthians.
A equipe alviverde mandou mais jogos no Pacaembu nos anos 1940 e 1950 e também nos últimos anos, quando passou a reformar o antigo estádio Palestra Itália. Ainda assim, muitas decisões foram realizadas lá.
O maior título conquistado pelos palmeirenses no Pacaembu foram os campeonatos nacionais de 1960 (ainda como Taça Brasil), 1967 (então Torneio Roberto Gomes Pedrosa) e 1994 (já como Campeonato Brasileiro).
Mas o Palmeiras também foi sete vezes campeão do Campeonato Paulista e três do extinto Torneio Rio-São Paulo no Pacaembu.
Já o Corinthians levantou a Copa Libertadores no local, em 2012, uma Recopa Sul-Americana, um Brasileiro, dois Torneios Rio-São Paulo e três Paulistas.
Dois motivos explicam a falta de títulos corintianos no estádio.
Primeiro, o time enfrentou um período de seca de títulos entre 1955 e 1976, exceção a conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1966. Este até foi no Pacaembu, em um empate sem gols com o Santos, mas porque o torneio foi encerrado por falta de datas. Além do Corinthians, Botafogo, Santos e Vasco foram declarados campeões.
Depois, durante os anos 1980 e 1990, decidiu a maioria dos títulos no Morumbi, como os Brasileiros de 1990, 1998 e 1999.
O Santos, que também adota o estádio como casa quando quer prestigiar a torcida da capital paulista, soma nove títulos no Pacaembu.
Assim como o Corinthians, a maior glória santista foi a Copa Libertadores, em 2011. Mas o time soma também uma Recopa Sul-Americana, três Torneios Rio-São Paulo e quatro taças do Campeonato Paulista.
O time que menos vezes foi campeão foi o São Paulo. São seis títulos e todos do Campeonato Paulista entre as décadas de 40 e 50.
CONFIRA OS TÍTULOS DOS GRANDES NO PACAEMBU:
Palmeiras, 13 taças
Campeonato Brasileiro (1994)
Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967)
Taça Brasil (1960)
Torneio Rio-São Paulo (1951, 1965 e 1993)
Campeonato Paulista (1940, 1942, 1944, 1950, 1959, 1963 e 1972)
Corinthians, 9 taças
Copa Libertadores (2012)
Recopa Sul-Americana (2013)
Campeonato Brasileiro (2011)
Torneio Rio-São Paulo (1950, 1954 e 1966)
Campeonato Paulista (1951, 1954 e 2009)
Santos, 9 taças
Copa Libertadores (2011)
Recopa Sul-Americana (2012)
Torneio Rio-São Paulo (1959, 1960 e 1966)
Campeonato Paulista (1956, 1962, 1967 e 2010)
São Paulo, 6 taças
Campeonato Paulista (1943, 1945, 1946, 1948, 1949 e 1957)
O levantamento considera apenas títulos oficiais e disputas que tiveram relevância para os clubes

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV