Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Governo banca obra de R$ 24 mi para atletas terem isolamento na Rio-2016

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

PAULO ROBERTO CONDE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Base da preparação final da delegação brasileira antes do início dos Jogos Olímpicos do Rio, a Fortaleza de São João, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, receberá investimento de R$ 23,9 milhões do governo federal.
De acordo com o Ministério do Esporte, que banca a obra, a quantia pagará reforma de quadras, pisos de ginásios, salas de lutas e a compra de equipamentos em tais estruturas militares.
Do total, R$ 20,4 milhões são para a melhorias no Centro de Capacitação Física do Exército e R$ 3,5 milhões para a Escola Naval -voltadas ao treinamento de velejadores e para o tiro esportivo.
As obras têm sido tocadas, respectivamente, pelo Exército e pela Marinha e serão entregues ainda neste ano.
A previsão da pasta e do COB (Comitê Olímpico do Brasil) é de que 16 modalidades utilizem as instalações. Entre elas estão natação, atletismo, futebol feminino, vôlei de praia e basquete.
Por ser uma base militar, a Fortaleza de São João é tem acesso restrito. Apenas militares e pessoas com autorização podem entrar no local. Isso pesou para a escolha do COB. A entidade quer garantir isolamento para os atletas.
Algumas modalidade, porém, dispensarão, o local. Caso do judô, cuja seleção brasileira ficará concentrada em hotel em Mangaratiba, no litoral do estado do Rio de Janeiro.
No entendimento do COB, a quem caberá coordenar os atletas e técnicos no local, a Fortaleza de São João servirá a delegação da Rio-2016 de maneira semelhante ao que o Crystal Palace antes e durante os Jogos de Londres.
O que difere é o valor e o responsável por pagá-lo.
Em 2012, o centro de alto rendimento londrino foi alugado pelo comitê nacional por R$ 3,3 milhões. Na época, a cúpula da entidade afirmou que ter um "QG" à disposição aproximava o Brasil de potências como Estados Unidos, China, Alemanha e Austrália.
As nações da elite olímpica tradicionalmente alugam centros para preparar seus atletas - antes dos Jogos do Rio, os norte-americanos fincarão base no Flamengo.
LEGADO
As instalações da Fortaleza de São João já são utilizadas para esportes, com ou sem finalidades militares.
Em 2012, a seleção brasileira de futebol utilizou o local para treinamentos antes de viajar para Londres, onde disputou os Jogos Olímpicos. Um ano depois, o time comandado por Luiz Felipe Scolari que venceu a Copa das Confederações usou as instalações militares para treinamentos antes do torneio.
Segundo o Ministério do Esporte, após os Jogos do Rio as instalações serão mantidas pelas Forças Armadas, o que constitui um legado.
Em nota, a pasta afirmou que a verba ajudará a "adequar instalações esportivas e não esportivas (telefonia, internet, segurança, saúde, esgotamento sanitário, iluminação e acessibilidade)".
Algumas confederações também vão ceder equipamentos para ajudar na preparação. Apenas o parque aquático do Centro de Capacitação Física tem sido reformado com recursos do Exército.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV