Corinthians não pode cobrar menos de R$ 40 o ingresso. É o contrato

Por contrato firmado com o fundo dono do estádio, o Corinthians é obrigado a cobrar o mínimo de R$ 40,00 em ingressos de arquibancada para jogos no Itaquerão. Esse preço é para os setores mais populares e os outros lugares têm patamares maiores. O acordo impossibilita que o clube tenha uma política popular de bilhetes para sua torcida.
O blog obteve o “Contrato de operação de Equipamento Esportivo, Agenciamento e outras avenças'' que estabelece as condições comerciais da gestão do estádio pelo clube. O documento foi assinado pelo Corinthians e pelo Arena Fundo de Investimento Imobiliário – FII, que é controlado indiretamente pela Odebrecht.
O texto prevê que o time alvinegro pode ser excluído da gestão da arena caso não obtenha R$ 336 milhões nos próximos três anos na arena.
Justamente para atingir esse patamar o contrato estabelece na cláusula quarta “valores mínimos de comercialização''. Diz o texto do item 4.1: “Os direitos de exploração da Arena e das Propriedades Imaterias somente poderão ser negociados pelo clube, em nome do fundo, por valores iguais ou superiores aos valores mínimos constantes do Anexo 4.1 a este contrato''.
No anexo, constam os seguintes preços: R$ 40,00 para as alas Norte (organizadas) e Sul (parte de visitantes). Esse patamar mais baixo representa pequena fatia disponível para o estádio. Boa parte dos ingressos destes setores mais populares vão para organizadas, o que reduz a carga para o público comum.
Para a ala leste superior, o valor mínimo do contrato é de R$ 80,00 e, para a ala leste inferior, de R$ 150,00. Esses setores são os que recebem o maior número de corintianos que não são de uniformizadas.
Se observarmos os preços praticados pelo Corinthians desde o ano passado, houve uma inversão nos valores dos setores leste superior e inferior por conta da questão da cobertura e da própria demanda da torcida, que preferiu o lugar mais alto. Feita a inversão, os preços são justamente o patamar mínimo. No caso do Norte e do Sul, o clube ainda pede R$ 10,00 a mais do que o mínimo exigido.
Em relação ao setor oeste, o contrato determina que sejam cobrados R$ 40,00 de ingresso, mais um valor entre R$ 30,00 e R$ 180,00 de catering.
De novo, no preço do bilhete, o Corinthians tem respeitado o acordo ao pedir R$ 250,00 e R$ 450,00 para esse lado do estádio.
Confira matéria completa AQUI
