MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Ministro admite mexer na Lei Piva para viabilizar novo fundo

RIO DE JANEIRO, RJ - O ministro do Esporte, George Hilton, disse no final da manhã desta sexta (23) que o projeto do fundo de fomento ao esporte olímpico poderá ser beneficiado por parte da verba da Lei Piva. Depois de se reunir com presidentes de confede

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.01.2015, 13:40:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ - O ministro do Esporte, George Hilton, disse no final da manhã desta sexta (23) que o projeto do fundo de fomento ao esporte olímpico poderá ser beneficiado por parte da verba da Lei Piva. 

continua após publicidade

Depois de se reunir com presidentes de confederações esportivas, Hilton afirmou que o fundo seria financiado pela União, Estados e municípios, além das loterias.

A Lei Piva foi sancionada em julho de 2001 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e destina 2% da arrecadação bruta das loterias federais para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e para o CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro).

continua após publicidade

Neste período, a lei já repassou mais de R$ 1 bilhão ao setor.

"Vamos fazer uma grande discussão e ampliar os benefícios", disse o ministro, acrescentando que pretende concluir um diagnóstico do mundo olímpico até março.

As confederações brasileiras olímpicas receberão em 2015 o total de R$ 117,7 milhões, destinados pela Lei Piva.

continua após publicidade

De acordo com o ministro, a proposta do fundo pretende ajudar desde programas educacionais até o alto rendimento e será semelhante a lei de diretrizes da educação. 

"Queremos uma legislação que permita a continuidade das ações do esporte depois da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos", acrescentou.

Hilton assumiu o ministério no início do mês admitindo não 'entender profundamente' sobre a área que comandará. Ele substituiu Aldo Rebelo, que foi para o Ministério da Ciência e Tecnologia.

continua após publicidade

Ligado à Igreja Universal, Hilton está na cota do PRB no governo de Dilma Rousseff e teve sua escolha criticada por atletas.

Depois da reunião, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, elogiou o ministro e fez questão de defender a Lei Piva.

"Tudo que ajude atletas, clubes e federações será bem vindo. Mas temos que conversar e discutir. O sucesso do esporte brasileiro é baseado na Lei Piva, que tem que ser seguido e aperfeiçoado. A lei é um exemplo de financiamento no esporte para o mundo", disse Nuzman, um dos principais articuladores pela criação da lei em 2001.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro admite mexer na Lei Piva para viabilizar novo fundo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!