MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Maratonista queniana pode ser suspensa por até quatro anos

SÃO PAULO, SP - Suspensão de quatro anos é uma das punições que podem ser impostas a Rita Jeptoo, mais importante maratonista queniana já envolvida em um caso de doping. A primeira audiência do caso da tricampeã da maratona de Boston e bicampeã de Chicago

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.01.2015, 18:50:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Suspensão de quatro anos é uma das punições que podem ser impostas a Rita Jeptoo, mais importante maratonista queniana já envolvida em um caso de doping. A primeira audiência do caso da tricampeã da maratona de Boston e bicampeã de Chicago foi realizada na última quinta-feira (15), em Nairobi, mas a sentença deverá sair só no mês que vem. 

continua após publicidade

Isso porque a Federação de Atletismo do Quênia, segundo afirmou um de seus dirigentes, deverá ainda fazer consultas com a IAAF (a Fifa do atletismo). Desde primeiro de janeiro, o gancho de quatro anos é a punição mínima obrigatória para casos como o de Jeptoo. Acontece que o teste em que ela deu positivo para substância proibida (EPO) foi realizado em setembro passado, quando estava em vigor a regra de dois anos de suspensão. 

A grande questão agora é saber se as investigações realizadas pela federação vão permitir escancarar algum esquema organizado de dopagem no país, como suspeitam técnicos e agentes estrangeiros que atuam no Quênia. 

continua após publicidade

"A audiência foi muito produtiva. Conseguimos muitas informações", foi só o que disse Isaac Mwangi, um dos dirigentes da entidade. Na sessão, fechada à imprensa, Rita Jeptoo foi ouvida por mais de duas horas. 

Seu agente, o italiano Federico Rosa, que representa alguns dos mais importantes maratonistas do país, também prestou depoimento. Assim como os ex-técnicos da atleta, ele lavou as mãos do caso. 

"Quero deixar claro que minha empresa está fora disso. Minhas relações com Jeptoo terminaram no momento em que ela testou positivo. Eu não quero ter nada a ver com gente que se dopa", disse Rosa à imprensa local depois da audiência. 

A maratonista, por sua vez, não quis falar com os jornalistas. Além da suspensão, ela pode vir a perder títulos conquistados nos últimos anos e até ser obrigada a devolver o dinheiro de prêmios. Em novembro, ela deixou de ganhar um cheque de US$ 500 mil (mais de R$ 1,3 milhão) a que fez jus por ser a maior pontuadora da temporada 2013-2014 da World Marathon Majors, circuito que reúne as seis principais maratonas do mundo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Maratonista queniana pode ser suspensa por até quatro anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!