MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Documentarista diz que índios guaranis criaram futebol

SÃO PAULO, SP - O paraguaio Marcos Ybáñez está terminando a filmagem de um documentário que defende que os índios guaranis inventaram o futebol nas missões jesuítas, uma teoria que ele quer que seja considerada pela Fifa, disse o diretor de cinema em entr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2015, 16:03:00 Editado em 27.04.2020, 20:04:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - O paraguaio Marcos Ybáñez está terminando a filmagem de um documentário que defende que os índios guaranis inventaram o futebol nas missões jesuítas, uma teoria que ele quer que seja considerada pela Fifa, disse o diretor de cinema em entrevista nesta terça-feira (13).

continua após publicidade

"Seria uma revisão da história do futebol, de forma que o Mundial da Rússia poderia levar isso em conta. Cada vez mais essa teoria ganha terreno e também fica claro o quanto a América contribuiu para o futebol", declarou Ybáñez.

Na primeira parte do documentário, intitulado "Os Guaranis Inventaram o Futebol" (2014) Ybáñez entrevistou pesquisadores jesuítas que defendem que os rudimentos do futebol nasceram na cidade paraguaia de San Ignacio Guasú. Com 405 anos de história, a cidade é a mais antiga das 30 missões guaranis fundadas pelos jesuítas em Paraguai, Argentina e Brasil.

continua após publicidade

Agora, na segunda parte, Ybáñez filmou em San Ignacio Guasú uma partida de futebol dos habitantes locais jogada da maneira que faziam seus antepassados guaranis. A segunda parte terá o nome "San Ignacio Guasú: a Cidade do Futebol", e será lançada ainda em 2015.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Documentarista diz que índios guaranis criaram futebol"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!