Esportes

Pedalada Caixa reúne amantes do ciclismo em Londrina

Da Redação ·
Cerca de 300 ciclistas aproveitaram a manhã de sol deste domingo, 14 de dezembro, para participar da primeira Pedalada Caixa em comemoração aos 80 anos de Londrina - Foto: Divulgação
Cerca de 300 ciclistas aproveitaram a manhã de sol deste domingo, 14 de dezembro, para participar da primeira Pedalada Caixa em comemoração aos 80 anos de Londrina - Foto: Divulgação

Cerca de 300 ciclistas aproveitaram a manhã de sol deste domingo, 14 de dezembro, para participar da primeira Pedalada Caixa em comemoração aos 80 anos de Londrina. Organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Clube de Aventura em parceira com a Prefeitura Municipal de Londrina e Fundação de Esportes (FEL), a pedalada contou com uma excelente infraestrutura  montada no Aterro do lago Igapó e circuito kids para atender o público infantil.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Guarda de Trânsito e Polícia Militar bloquearam o percurso e montaram um esquema de monitoramento de tráfego, permitindo que a pedalada ocorresse de forma tranquila e segura. A largada para todos os percursos – 10 km, 20 km e 30 km - foi simultânea. Ao final do evento foram entregues medalhas de participação a todos os ciclistas que completaram a prova e  troféus aos três primeiros de cada uma das modalidades. Participaram ciclistas de Londrina, Rolândia, Arapongas, Cambará e Ribeirão do Pinhal.

A ciclista maringaense Gabriela Yumi, da Seleção Brasileira de Pista, participou da pedalada como convidada de honra, perfazendo os 30 km ao lado dos participantes. Vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos da Guatemala e do GP da Irlanda, onde obteve medalha de ouro este ano, a ciclista embarca para Cali, na Colômbia, em janeiro para participar da Copa do Mundo de Pista.

continua após publicidade

A pedalada contou com uma excelente
infraestrutura  montada no Aterro do lago Igapó - Foto: Divulgação

continua após publicidade



A novidade do evento ficou por conta da participação de dois paraciclistas -  Ivan  Claiton de Souza e Marcos Felipe, que venceram o Parajaps (Jogos Abertos Paradesportivo do Paraná) na semana passada em Londrina, além da participação do presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, que encarou o desafio pedalando de 20 km para incentivar o público.

Vasconcellos elogiou a participação dos ciclistas e disse que o objetivo é tornar a competição um evento permanente no calendário das festividades do aniversário de Londrina. “ O ciclismo  é um esporte que vem crescendo bastante nos últimos anos e é preciso incentivar cada vez mais as pessoas a fazerem o uso da bicicleta”, destacou o presidente da CBC. O ciclista Elier Júnior, de 27 anos, foi o vencedor do desafio de 30 km. “Nunca tinha participado de prova ciclística. É minha primeira vez e me empolguei”, disse ele, que veio de Cambará (PR). Hugo Grodiski, que ficou em segundo também no desafio dos 30 km, elogiou a prova.

Ele contou que em maio deste ano participou da Gran Fondo New York. “Gosto muito de participar deste tipo de prova, tenho em casa pelo menos umas 150 medalhas. Esta hoje foi excelente”, disse ele. Marilene Mascaro estava feliz da vida com o resultado do primeiro lugar na categoria acima de 51 anos dos 10 km. “Comprei a bike esses dias, vim para participar e não imaginava que seria a campeã na minha modalidade”, comemorou ela. Camila Minaki, vencedora da categoria 31 a 40, também comemorou o resultado. “Fiquei em primeiro lugar nos 20 km, vim apenas pra me divertir”, comentou ela.

O evento contou com o apoio da Secretária Municipal do Ambiente (Sema), RPCTV, Itamaraty, Suco Natu, Shopping Boulevard, Centauro,  Gela Boca, Londrinatur, Rockfeller Londrina e Sanepar.     Resultado   Masculino 30 km Elier Júnior – 1° lugar Hugo Grodiski – 2° lugar Fábio César Souza – 3° lugar   Feminino – 30 km Ana Claudia Ribeiro – 1° lugar Eliza Maria Rigo – 2° lugar Samantha Werner do Espírito Santo – 3°lugar