Esportes

Brasil leva um bronze em 1.º dia do Grand Slam de judô

Da Redação ·

O primeiro dia de disputas do Grand Slam de Moscou rendeu apenas um bronze para o judô brasileiro neste sábado. Bruno Mendonça foi o responsável por garantir a única medalha do Brasil. Já no feminino, Sarah Menezes e Ketleyn Quadros decepcionaram ao serem eliminadas logo na primeira luta.

continua após publicidade

Na categoria até 73 kg, Bruno Mendonça passou primeiro pelo chinês Hasan Vanlioglu, vencendo por yuko. Depois, foi a vez de derrotar o mongol Nyam-Ochir Sainjargal também por yuko. O brasileiro ainda superou o ucraniano Volodymyr Soroka por ippon antes de cair nas semifinais para o francês Benjamin Darbelet, atual vice-campeão olímpico, também por ippon.

continua após publicidade

Ainda no masculino, Felipe Kitadai chegou a vencer a primeira luta na categoria até 60 kg, superando o finlandês Valtteri Jokinen, por ippon, mas depois perdeu por yuko para o holandês Joroen Mooren. Leandro Cunha, por sua vez, não passou da estreia entre os judocas até 66 kg, sendo derrotado de cara pelo russo Mikhail Pulyaev, por wazari.

continua após publicidade

No feminino, Sarah Menezes e Ketleyn Quadros eram as grandes esperanças. Bicampeã mundial júnior em 2009, Sarah perdeu por ippon para a mongol Bat-Erdene Baljinnyam, na categoria até 48 kg. Já Ketleyn, medalha de bronze na Olimpíada de Pequim, não foi páreo para a alemã Marlen Hein e caiu entre as judocas até 57 kg. Rafaela Silva (até 57 kg) e Laisa Santana (até 63 kg) foram mais duas brasileiras eliminadas na estreia.

O desempenho modesto do Brasil no primeiro dia do Grand Slam russo ainda poderá ser compensado neste domingo, quando alguns dos principais judocas brasileiros estarão no tatame de Moscou. O destaque fica para as estreias de Flávio Canto, Leandro Guilheiro, Hugo Pessanha, Luciano Corrêa e Mayra Aguiar.