Esportes

Com Felipe Melo, Brasil teria de volta o melhor passador da Copa

Da Redação ·
 Felipe Melo é o melhor passador brasileiro na Copa da África
fonte: Paulo Whitaker/Reuters
Felipe Melo é o melhor passador brasileiro na Copa da África

Se Felipe Melo ficar de fora da partida contra a Holanda, às 11h (horário de Brasília) de sexta-feira (2), o Brasil perde não só o volante titular, famoso mais pelas faltas que comete do que pelos desarmes que faz. Na Copa do Mundo, o camisa 5 vai muito além disso. Depois de dois jogos e meio (foi substituído aos 43min do primeiro tempo contra Portugal), o jogador aparece como o melhor passador do Mundial.

continua após publicidade

Principal responsável pela saída de bola no time brasileiro, Felipe Melo acerta, em média, 91% dos passes que dá. Outros jogadores aparecem na frente dele, mas são todos reservas.

continua após publicidade

O camisa 5 se contudiu na partida contra Portugal depois de levar uma entrada desleal do luso-brasileiro Pepe, que pisou no calcanhar do brasileiro e o tirou da partida contra o Chile, nas oitavas de final. Felipe treinou com o grupo nesta quarta-feira (30), mas ainda não está confirmado para o jogo contra a Holanda.

continua após publicidade

Se fosse se basear nos números, com certeza Dunga escalaria Josué para seria o mais indicado. Mesmo na reserva, o ex-são-paulino é o segundo melhor passador da seleção brasileira. Na única partida que disputou na Copa do Mundo, contra Portugal (quando entrou no lugar de Felipe melo), o volante acertou 88% dos passes. Gilberto Silva, o outro volante titular, é o terceiro melhor, com 87% de aproveitamento.

No Brasil, os meias não têm bom índice de acerto de passes. Kaká, por exemplo, só acerta 75%. Ramires, que substituiu Felipe Melo contra o Chile, foi bem no apoio ao ataque e deu velocidade ao time. Mas só completou 66% dos passes. Ele só fica atrás de Elano, que tem péssimo aproveitamento. Só 62% de seus passes chegam aos pés dos companheiros de seleção brasileira. Ele é, disparado, o pior passador do Brasil na Copa do Mundo.