Esportes

Com Elano machucado, Daniel Alves deve ser opção

Da Redação ·
 Elano deixa treinamento da seleção brasileira após sentir lesão novamente
fonte: Wander Roberto/Gazeta Press
Elano deixa treinamento da seleção brasileira após sentir lesão novamente

A estratégia foi consagrada pela imprensa italiana, primeiro país onde os treinamentos passaram a ser fechados. Se é impossível conversar com o jogador, a saída é a família. E jornalistas brasileiros conseguiram nesta terça-feira (29) desfazer um grande mistério: Elano não tem condições de enfrentar a Holanda. O que era desconfiança virou certeza na palavra do pai do meia, Geraldo Blumer.

continua após publicidade

- Ele não está nada bem. Está louco para jogar e não tem como. Está bem machucado.

continua após publicidade

As sinceras declarações do pai acabaram com o segredo que Dunga pretendia levar até sexta-feira (2). O técnico pretendia iludir os holandeses com a possibilidade de montar um meio-campo mais marcador com Elano, e não o que realmente irá jogar, muito mais leve e versátil, com Daniel Alves ao lado de Kaká. A entrada forçada do jogador do Barcelona alterou profundamente a maneira de o Brasil atuar. A seleção ficou criativa e com trocas de posições importantes, tornou-se mais difícil de marcar, como afirmou Robinho.

continua após publicidade

- Com a troca constante de posição, desnorteamos os chilenos. Eles não sabiam como nos travar. A bola chegou muitas vezes para finalizarmos. Estamos atacando muito bem.

Daniel Alves, o homem que mudou a forma de o Brasil jogar, concorda com o atacante.

continua após publicidade

- Eu estou procurando fazer o que o Dunga me pediu. Ele quer que auxilie na marcação, mas me deu toda a liberdade para fazer o que eu quiser quando o Brasil tiver a posse de bola. Como tenho facilidade para jogar como meia, tudo está dando certo. O Kaká é muito inteligente e consegue abrir espaço para mim, levando a marcação que é sempre forte sobre ele. O entrosamento veio rápido.

continua após publicidade

Outro que gostou da entrada de Daniel Alves foi o lateral-direito Maicon, que normalmente se lança ao ataque, mas ganhou mais confiança no apoio ofensivo após a entrada do atleta do Barcelona.

continua após publicidade

- Como o Daniel é lateral por natureza, eu posso atacar mais confiante, porque sei que ele sabe quando precisa ajudar na minha cobertura. Além de grande jogador, ele é muito inteligente taticamente.

Contra a Holanda, com Elano fora de combate, o Brasil vai comprar a briga no meio-campo. Será habilidade contra habilidade. Os holandeses não marcam tão forte como a maioria dos times europeus. Preferem atacar. Por isso, o treinador brasileiro disse que vê muitas características sul-americanas nos adversários de sexta-feira. Dunga já mostrou o teipe da vitória dos rivais contra a Eslováquia aos jogadores e acredita que o Brasil terá espaço para tocar a bola e atacar.

continua após publicidade

Com Ramires suspenso, a dúvida agora passa a ser a verdadeira condição médica de Felipe Melo. O site oficial da CBF mostra que não há ninguém contundido, o que não é verdade, pois temos como testemunha o próprio pai de Elano. Faz parte da estratégia de Dunga na Copa não revelar quem está fora da próxima partida.

Felipe Melo não saiu da concentração para um treino leve nesta terça-feira (29). É mais do que provável que o técnico brasileiro faça treinamento fechado nesta quarta (30). Ele quer manter o suspense em relação à escalação do volante que atuará ao lado de Gilberto Silva em Port Elizabeth. Se o tornozelo esquerdo de Felipe Melo não suportar, Josué será escalado. O que pode até ser uma vantagem, já que ele é ágil e bem menos faltoso que o jogador da Juventus.

A resposta ficará para sexta-feira. Ou bem mais cedo, se um dos parentes de Felipe Melo aceitar dar entrevistas.