Esportes

Portugal espera surpreender eterna favorita Espanha

Da Redação ·
 Técnico Vicente Del Bosque refuta favoritismo espanhol contra Portugal
fonte: AFP
Técnico Vicente Del Bosque refuta favoritismo espanhol contra Portugal

O clássico ibérico entre Espanha e Portugal, nesta terça-feira (29), às 15h30 (horário de Brasília), no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, fecha a rodada de oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. O duelo é cercado de expectativa por conta da rivalidade e pelo que os times estão apresentando na competição.

continua após publicidade

Os espanhóis terminaram o Grupo H na liderança, depois de reagirem no meio da Copa, uma vez que iniciaram a disputa perdendo para a Suíça por 1 a 0. Porém, a vitória por 2 a 1 sobre o Chile devolveu a confiança à Fúria. Os portugueses, por sua vez, ganharam ânimo com a goleada de 7 a 0 sobre a Coreia do Norte. O otimismo aumentou após empate sem gols com a seleção brasileira.

continua após publicidade

Vicente del Bosque, técnico da Espanha, já alertou seus comandados sobre a importância deles não reconhecerem o favoritismo que estão querendo imputar aos espanhóis.

continua após publicidade

- Agora a competição fica zerada, assim como tudo que as duas equipes realizaram nas últimas semanas ou meses. O momento não é de apontar favoritismo, pois isso é uma grande tolice quando se fala de oitavas de final de Copa do Mundo. Portugal e Espanha têm muita tradição para que um deles assuma o rótulo de favorito.

Pensamento parecido tem Carlos Queiroz, técnico de Portugal, que também não reconhece o favoritismo espanhol e alerta os que pensam que os lusitanos são carta fora do baralho.

continua após publicidade

- Quem não aposta em Portugal tem todo o direito de fazer, mas posso dizer que ainda estamos para apresentar o nosso melhor nesta Copa do Mundo. Sei que temos condições de conquistar uma vitória neste clássico e avançar para as quartas de final. Nossas metas para esse Mundial são ousadas e passam obrigatoriamente por uma vitória sobre a Espanha, apesar de respeitarmos esse adversário.

continua após publicidade

Os dois treinadores fazem mistério em relação ao time que pretendem escalar. Carlos Queiroz tem à disposição o meia Deco, que se recupera de dores na coxa direita. Porém, Tiago, que vinha o substituindo, destacou-se nos últimos jogos e pode se firmar.

continua após publicidade

Na Espanha, a dúvida passa muito mais pelo departamento médico do que pelas convicções táticas de Vicente del Bosque. Isso porque o meia Xabi Alonso, com uma lesão no joelho direito, fará um último teste no vestiário. Caso seja vetado, Cesc Fábregas deve ocupar o posto.

FICHA TÉCNICA
ESPANHA X PORTUGAL

Local: Estádio Green Point, na Cidade do Cabo (África do Sul)
Data: 29 de junho de 2010 (Terça-feira)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Héctor Baldassi (Argentina)
Assistentes: Ricardo Casas e Hernan Maidana (ambos da Argentina)

ESPANHA: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Fábregas), Iniesta e Xavi; David Villa e Fernando Torres
Técnico: Vicente del Bosque

PORTUGAL: Eduardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Coentrão; Pedro Mendes, Raul Meireles, Tiago (Deco) e Simão Sabrosa; Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida
Técnico: Carlos Queiroz