Esportes

Favorita, Holanda encara a surpreendente Eslováquia

Da Redação ·
 Com campanha 100%, time da Holanda é só sorrisos na Copa do Mundo
fonte: Thomas Coex/AFP
Com campanha 100%, time da Holanda é só sorrisos na Copa do Mundo

A Holanda, duas vezes vice-campeã mundial (1974 e 1978), é a grande favorita do jogo desta segunda-feira (28) contra a Eslováquia, em Durban, às 11h (de Brasília). A partida vale uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.

continua após publicidade

Os holandeses deixaram a fase de grupos com 100% de aproveitamento e esperam continuar no jogo desta segunda-feira a série de vitórias na África do Sul, para em seguida pegar Brasil ou Chile, que também não sofreram nenhum revés desde que chegaram à África do Sul.

continua após publicidade

A seleção de Bert van Marwijk de fato não pode reclamar da sorte, já que além de vencer Dinamarca (2-0), Japão (1-0) e Camarões (2-1) ainda teve a volta, nesse terceiro jogo, de Arjen Robben, que sofrera uma contusão na coxa esquerda ficando 20 dias fora.

continua após publicidade

O técnico da Holandaafirmou ainda que não acredita em facilidades na partida contra os eslovacos.

- Sabemos que contra a Eslováquia não teremos esta facilidade toda que estão falando. As pessoas se baseiam na boa campanha que fizemos na primeira fase e no fato de nosso adversário não ter muita tradição em Copa do Mundo. Porém, o peso e a responsabilidade da vitória acabam tornando o jogo ainda mais complicado para a nossa equipe. Meus jogadores são fortes mentalmente e tenho certeza de que saberão lidar com esse tipo de situação.

continua após publicidade

De qualquer forma, é realmente difícil que o atacante do Bayern de Munique joque os 90 minutos contra os eslovacos. O próprio jogador, embora esteja treinando normalmente, já disse que não deve sair como titular.

continua após publicidade

A Holanda promete tomar todos os cuidados com faltas. Seis dos titulares estão pendurados e correm o risco de ficar de fora das quartas de final: Robin van Persie, Dirk Kuyt, Rafael van der Vaart, Nigel de Jong, Gregory van der Wiel e Giovanni van Bronckhorst.

continua após publicidade

A Eslováquia conseguiu a vaga nas oitavas com um empolgante 3 a 2 sobre a Itália, atual campeã mundial, depois de ficar no 1 a 1 com a Nova Zelândia e levar 2 a 0 do Paragua. É a estreia do país na Copa depois de ter se tornado independente.

O técnico Vladimir Weiss adota a tática de jogar toda a responsabilidade de uma vitória nas costas dos holandeses. Ele pediu aos seus jogadores apenas alegria de jogar.

continua após publicidade

- A Eslováquia conquistou a sua Copa do Mundo na fase de grupos, eliminando a Itália e avançando para as oitavas de final, quando ninguém esperava. Agora temos que aproveitar o momento e jogar com alegra. A pressão é toda da Holanda, mas sei que podemos aprontar novamente.

continua após publicidade

A equipe do Leste Europeu aposta no faro goleador de Vittek, um dos vice-artilheiros do Mundial com três gols, e no poder de criação dos meias Hamsik e Weiss para surpreender e conseguir a classificação às quartas de final.

Este será o primeiro confronto oficial entre holandeses e eslovacos. Já nos nove jogos que disputou contra a antiga Tchecoslováquia, a Holanda ganhou apenas dois e empatou um. Uma das seis vitórias da seleção do extinto país aconteceu na Copa de 1938, por 3 a 0.

HOLANDA X ESLOVÁQUIA

Local: Estádio Moses Mabhida, em Durban (África do Sul) Data: 28 de junho de 2010, segunda-feira Horário: 11 horas (Brasília) Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (Espanha) Assistentes: Fermin Martínez e Juan Carlos Yuste Jimenez (ambos da Espanha)

Holanda: Stekelenburg; Boulahrouz, Heitinga, Mathijsen, Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong; Kuyt, Sneijder, Van der Vaart (ou Robben) e Van Persie. Técnico: Bert Van Marwijk.

Eslováquia: Mucha; Pekarik, Skrtel, Durica, Zabavnik ; Kopunek, Kucka; Stoch, Hamsik, Jendrisek e Vittek. Técnico: Vladimir Weiss.