Esportes

Possíveis adversários do Brasil na final jogam hoje

Da Redação ·
Gerrard e Capello tentarão levar a Inglaterra até as quartas de final
fonte: REUTERS/Darren Staples
Gerrard e Capello tentarão levar a Inglaterra até as quartas de final

A primeira posição do Brasil no Grupo G deixou o caminho da seleção brasileira mais “tranquilo” até a final, longe de Argentina, Alemanha e Inglaterra. Neste domingo (27), as três seleções, campeãs mundiais, entram em campo para decidirem vagas nas quartas de final da Copa do Mundo. Os vencedores dos dois jogos se enfrentam nas quartas de final.

continua após publicidade

Às 11h (horário de Brasília), no estádio Free State, em Bloemfontein, acontece um dos maiores clássicos do futebol mundial. Alemanha e Argentina só se encontraram já nas oitavas de final porque os ingleses ficaram em segundo lugar no Grupo C, atrás dos Estados Unidos - que foram derrotados e eliminados neste sábado (26) por 2 a 1 pela seleção de Gana. Já os alemães lideraram o Grupo D. Serão quatro títulos mundiais em campo.

Ambos chegam a esse ponto da competição sob desconfiança. Os alemães, com uma seleção “experiente” (boa parte dos titulares disputou a Copa de 2006) apesar de jovem, sofreram apenas um gol até agora na Copa, exatamente na derrota por 1 a 0 para a Sérvia, na segunda rodada. Na estreia, golearam a Austrália por 4 a 0. No último jogo da fase de grupos, bateu Gana por 1 a 0 e garantiu a ponta.

continua após publicidade

Já os ingleses caíram no grupo C que, segundo os resultados, foi realmente o “da morte” pelo equilíbrio das partidas. Nenhum jogo foi teve diferença de mais de um gol entre os adversários, e a Eslovênia, que ficou em terceiro, ameaçou a Inglaterra na briga pela segunda posição. Até a liderança dos Estados Unidos só foi conquistada com um gol de Donovan aos 47min do segundo tempo. A Inglaterra teve que se contentar com a segunda posição, e o consequente duelo com a Alemanha logo nas oitavas.

No outro jogo, às 15h30 (horário de Brasília), no estádio Soccer City, em Johannesburgo, a Argentina é favorita contra o México. Mesmo assim, a última lembrança de um encontro entre os dois em mundiais deixa dúvidas em relação a o que pode acontecer na partida. Em 2006, as duas seleções se enfrentaram nas oitavas de final da Copa da Alemanha. Mesmo com Mascherano, Riquelme, Saviola, Messi e Crespo e Tevez em campo, o jogo terminou em 1 a 1 no tempo normal. Só aos oito minutos da prorrogação é que a Argentina marcou o gol da vitória.

Agora, as duas seleções colocam suas maiores esperanças em dois jogadores que começaram nas categorias de base do Barcelona, da Espanha. De um lado, o argentino Messi tenta levar a seleção treinada por Maradona à final depois de 20 anos. O astro argentino ainda não marcou gol na África do Sul, apesar de ter feito grandes apresentações na primeira fase. De outro, os mexicanos dependem de Giovanni dos Santos para bater os “hermanos” sul-americanos.