Esportes

Costa do Marfim derrota a Coreia do Norte por 3 a 0

Da Redação ·
 Costa do Marfim deu adeus à Copa do Mundo com boa vitória
fonte: Reuters/lance Press ,
Costa do Marfim deu adeus à Copa do Mundo com boa vitória

Em clima de despedida, sem maiores responsabilidades, com direito a dança exótica de torcedores nas arquibancadas, a Costa do Marfim derrotou a Coreia do Norte por 3 a 0, nesta sexta-feira, em Nelspruit, com gols de Yaya Touré, Romaric e Kalou.

continua após publicidade

Com o resultado, os africanos terminaram sua participação na Copa do Mundo com quatro pontos - a vitória desta sexta, um empate com Portugal na primeira rodada e uma derrota para o Brasil na segunda. Já os asiáticos, depois de boa estreia contra os pentacampeões do mundo - perderam por 2 a 1 em jogo difícil para os brasileiros - não manteve o ritmo e foi derrotado nas outras duas partidas. Contra Portugal, o time foi goleado por 7 a 0.

E MAIS: Brasil empata com Portugal

continua após publicidade

Em campo, a boa atuação da Costa do Marfim deixou a sensação de que a seleção poderia ter tido melhor sorte nos sorteios dos grupos. Em outra chave, sem a necessidade de disputar uma vaga com adversários do nível de Brasil e Portugal, os marfinenses poderia ter ido mais longe na África do Sul.

Desde o início do jogo, o time de Drogba & Cia. teve maior posse de bola. A Coreia do Norte ameaçou em cobranças de falta e chutes de fora da área em raros momentos. Do outro lado, ainda com um mínimo de esperança de classificação, a Costa do Marfim partiu para o ataque com o objetivo de tirar nove gols de saldo de vantagem de Portugal.

Com menos de 20 minutos, o placar do Estádio Mbombela já mostrava 2 a 0 a favor dos africanos. Aos 13, Yaya Touré, meia do Barcelona (ESP), entrou na área e bateu colocado, sem chances para o goleiro Ri Myong-Guk. Seis minutos depois, Drogba recebeu na área e acertou uma bomba no travessão. A bola quicou perto da linha e, enquanto o atacante do Chelsea pedia gol à árbitragem, Romaric aproveitou o rebote para aumentar a vantagem.

continua após publicidade

Ainda no primeiro tempo, a Costa do Marfim acertou duas bolas na trave e desperdiçou a chance de descer para o vestiário com uma goleada no bolso. No retorno para a segunda etapa, os marfinenses voltaram com o mesmo ímpeto ofensivo, mas as chances não foram convertidas.

Na metade do segundo tempo, com a insistência do empate entre Brasil e Portugal, a Costa do Marfim parece que diminuiu o ritmo já que apenas a derrota de Portugal poderia fazer com que o saldo de gols fizesse diferença para os africanos.

Mesmo assim, aos 36 minutos, Kalou marcou o terceiro dos Elefantes ao escorar para o gol cruzamento da esquerda. A Coreia ainda levou algum perigo com Jong Tae-Se, jogador de maior qualidade do time asiático.

continua após publicidade

FICHA TÉCNICA:
COREIA DO NORTE 0 X 3 COSTA DO MARFIM

Local: Estádio Mbombela, em Nelspruit (África do Sul)
Data/hora: 25/6/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Undiano Malenco (Espanha)
Assistentes: Fermín Ibañez e Juan Carlos Jiménez (ambos da Espanha)
Cartões amarelos: -
Gols: Yaya Touré, 13'/2ºT (0-1); Romaric, 19'/2ºT (0-2); Kalou, 36'/2ºT (0-3)

COSTA DO MARFIM: Barry, Eboué, Kolo Touré, Zokora e Boka; Romaric (Doumbia, 34'/2ºT), Yaya Touré e Tioté; Keita (Kalou, 19'/2ºT), Gervinho (Dindane, 19'/2ºT) e Drogba. Técnico: Sven Goran Eriksson

COREIA DO NORTE: Ri Myong-Guk, Cha Jong-Hyok, Pak Chol-Jin, Ri Jun-Il, Ji Yun-Nam e Ri Kwang-Chon; An Young-Hak, Pak Nam-Chol, Hong Yong-Jo e Mun In-Guk (Choe Kum-Chol, 20'/2ºT); Jong Tae-Se