Esportes

Lakers vencem Celtics e conquistam o título da NBA

Da Redação ·

O Los Angeles Lakers conquistou seu 16º título na história da NBA ao bater o Boston Celtics por 83 a 79 na noite desta quinta-feira (17), em Los Angeles, fechando a série decisiva da temporada por 4 a 3. O time de Los Angeles, agora, tem apenas um título a menos que o rival de Boston, maior campeão da história da NBA.

continua após publicidade

A equipe de Kobe Bryant e Pau Gasol repete o título conquistado na última temporada. Kobe, que conquistou seu quinto título na Liga, foi o cestinha dos Lakers e da partida, com 23 pontos. Ele ainda pegou 15 rebotes, completando um double-double. Gasol também chegou aos dois duplos dígitos, com 19 pontos marcados e a liderança nos rebotes, pegando nada menos que 18.

continua após publicidade

Outro destaque dos Lakers foi o ala Ron Artest, que marcou 20 pontos. Todos os titulares dos Celtics passaram dos dez pontos. O ala Paul Pierce, cestinha do time com 18 pontos, conseguiu um double-double ao capturar dez rebotes. O também ala Kevin Garnett encestou 17 pontos. Os armadores Rajon Rondo e Ray Allen marcaram 14 e 13 pontos, respectivamente (rondo ainda entregou dez assistências), enquanto o pivô Rasheed Wallace marcou 11.

continua após publicidade

Este foi o 11º título do treinador Phil Jackson, o maior vencedor da história da Liga. Depois de ganhar seis vezes com o Chicago Bulls na década de 90, ele chega a seu quinto título com os Lakers.

Os Celtics foi melhor no início da partida, e terminou o primeiro quarto vencendo por 23 a 14. Os Lakers equilibrou a partida nos dois períodos seguintes, mas só conseguiu a virada no meio do último quarto. Os últimos minutos da partida foram emocionantes, com os dois times convertendo bolas de três pontos e elevando o nível da partida, que era fraco até então. Os Lakers, porém, conseguiu manter a liderança, conquistando a taça.

continua após publicidade

O time de Los Angeles foi o melhor da Conferência Oeste e terceiro colocado geral na temporada regular, com 57 vitórias e 25 derrotas. Nos playoffs, eliminou primeiro o Oklahoma City Thunder, com 4 vitórias a 2. Na semifinal de conferência, atropelou o Utah Jazz, vencendo por 4 a 0. A final do Oeste foi contra o Phoenix Suns, time do brasileiro Leandrinho. Os Lakers encontrou dificuldades, mas conseguiu fechar em seis jogos (4-2).

Na decisão da Liga, o time de Los Angeles começou a série com duas partidas em casa, vencendo uma (102-89) e perdendo outra (103-94). Em seguida, três jogos em Boston, com uma vitória (91-84) e duas derrotas (96-89 e 92-86). Com três derrotas, os Lakers chegou ao sexto jogo, em casa, precisando da vitória para forçar a sétima partida. Em jogo fraco tecnicamente, bateu os Celtics por 89 a 67, e garantiu o título com a vitória desta quinta.