Esportes

Libertadores-2015 deve ter pausa para Copa América

Da Redação ·
 Imagem ilustrativa
fonte: Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA
Imagem ilustrativa

BUENOS AIRES, ARGENTINA - O presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, afirmou nesta quarta-feira (13) que a próxima edição da Libertadores deve ter novamente um período de férias forçadas durante a competição.

continua após publicidade

Segundo o cartola paraguaio, o torneio deve ser paralisado durante o período de realização da Copa América, entre 11 de junho e 4 de julho de 2015, no Chile.

A tendência é que a Libertadores seja disputada até as quartas de final. As semifinais e a decisão ficariam para depois da competição de seleções. O mesmo expediente foi usado neste ano, em virtude da Copa do Mundo, e no ano passado em razão da Copa das Confederações.

continua após publicidade

"Nosso calendário é muito apertado, já que temos de respeitar as competições nacionais de todos os nossos filiados. Vai ser muito difícil que não tenhamos o mesmo problema [de paralisar o campeonato] no próximo ano", disse Napout.

A paralisação da Libertadores durante a Copa provocou a debandada de alguns destaques da competição.

O San Lorenzo, um dos finalistas, perdeu o atacante Ángel Correa, negociado com o Atlético de Madri. O meia Ignacio Piatti também não jogará a decisão desta quarta-feira, contra o Nacional (PAR), porque já tinha assinado um pré-contrato com o Montréal Impact, do Canadá.

continua após publicidade

A parada da Libertadores devido à Copa América deve ser necessária porque a Conmebol decidiu antecipar a realização do torneio no próximo ano.

A última edição do torneio de seleções, em 2011, foi jogada no mês de julho. Assim, houve tempo para que a Libertadores fosse disputada até o fim.

*O jornalista RAFAEL REIS viaja a convite da Bridgestone