Esportes

Paraguai vence Eslováquia e caminha rumo às oitavas

Da Redação ·
 Vera (13) recebeu assistência de Barrios, entrou na área e abriu o placar do jogo entre Paraguai e Eslováquia
fonte: AFP
Vera (13) recebeu assistência de Barrios, entrou na área e abriu o placar do jogo entre Paraguai e Eslováquia

O Paraguai deu um passo enorme rumo às oitavas-de-final da Copa do Mundo. Neste domingo, a seleção sul-americana venceu a Eslováquia por 2 a 0 no estádio Free State, em Bloemfontein, e chegou a quatro pontos ganhos no grupo F. Para confirmar a vaga, basta ao Paraguai vencer a Nova Zelândia, equipe mais frágil da chave, no dia 24 de junho, às 11h (de Brasília).

continua após publicidade

Após o empate com a Itália na estreia, o Paraguai entrou em campo disposto a resolver o jogo no primeiro tempo neste domingo. Para isso, pressionou a saída de bola da Eslováquia, controlou totalmente o jogo, sobretudo no primeiro tempo, e fez do goleiro Justo Villar um mero espectador.

Apesar da enorme superioridade, o Paraguai só conseguiu abrir o placar aos 27 minutos, após boa troca de passes no ataque. Lucas Barrios recebeu na meia-lua e deixou Vera na cara do gol. Ele evitou a marcação e tocou de primeira na saída do goleiro Mucha.

continua após publicidade

O Paraguai manteve a pressão após o gol, e a oportunidade de ampliar a vantagem veio antes do intervalo. Num vacilo da zaga eslovaca, que perdeu a bola na entrada da área, Santa Cruz ficou livre na cara do gol, mas Mucha fez excelente defesa.

Na etapa final, até para poupar fôlego, o Paraguai afrouxou a marcação e deu espaço à Eslováquia, mas não perdeu o controle do jogo. Pouco ameaçado pelo adversário, o time da América do Sul ainda conseguiu ampliar a vantagem. Após cobrança de falta, a bola ficou solta na área e chegou a Riveros, que bateu firme e fechou o placar.

Além de deixar o Paraguai em ótima situação, o resultado também reforça o excelente desempenho das seleções da América do Sul. Até agora, as equipes do continente entraram em campo oito vezes nesta Copa do Mundo e ainda não perderam. Foram seis vitórias e dois empates, com grandes chances de classificação para as cinco seleções do continente.