Esportes

Chile vence Honduras por 1 a 0 e quebra tabu

Da Redação ·
 De costas e sem querer, Beausejour faz o gol da vitória chilena na África do Sul
fonte: Streeter Lecka/Getty Images
De costas e sem querer, Beausejour faz o gol da vitória chilena na África do Sul

Mesmo sem ter o seu principal atacante, Humberto Suazo, que está contundido, a seleção chilena estreou nesta quarta-feira (16) na Copa do Mundo com uma vitória por 1 a 0 sobre Honduras, na abertura do Grupo H, e quebrou um tabu de 48 anos sem vencer em Mundiais.

continua após publicidade

A última vitória da equipe sul-americana tinha ocorrido em 16 de junho de 1962, quando o país derrotou a Iugoslávia por 1 a 0 na disputa do terceiro lugar, em partida disputada no estádio Nacional, em Santiago.

continua após publicidade

Mesmo com a vitória desta quarta, o time sul-americano deixou a desejar nas finalizações. Tendo dominado toda a partida, o Chile, que jogou com o ex-palmeirense Valdívia, criou muitas chances de gol, mas parou nas mãos do goleiro Valladares ou na falta de pontaria.

continua após publicidade

Logo nos primeiros minutos de partida, a equipe chilena já mostrou que atacaria durante grande parte do jogo. As assistências, entretanto, não saiam com precisão. Assim, Valdívia decidiu arriscar chute de fora aos 20min. A bola se encaminhava para o ângulo do gol hondurenho, mas bateu na zaga.

O Chile continuou pressionando e marcou aos 34min. Fernández abriu na direita, Isla cruzou rasteiro e Beausejour chegou dividindo com a zaga. A bola bateu na sua coxa e enganou Vallarades: 1 a 0.

continua após publicidade

Ainda antes do fim do primeiro tempo, o time comandado pelo argentino Marcelo Bielsa teve mais duas chances de marcar, com Beausejour e Sánchez, mas a falta de pontaria permaneceu.

continua após publicidade

No segundo tempo, a primeira boa chance chilena veio aos 16min. Valdívia, que foi um dos melhores em campo, tocou para Sánchez, que chutou cruzado para fora.

continua após publicidade

Como Honduras não oferecia pressão alguma ao Chile, o time sul-americano continuou pressionando. Aos 18min, a seleção teve sua melhor chance de ampliar. Vidal ajeitou de cabeça para Ponce. Dentro da pequena área, ele cabeceou frente a frente com Valladares, mas o goleiro fez grande defesa.

Aos 27min, com Beausejour, e aos 34min, com Sánchez, o Chile teve outras duas chances, mas as finalizações foram todas para fora.

continua após publicidade

Com o resultado, o Chile somou seus três primeiros pontos no Grupo H, que ainda tem Espanha e Suíça, além de Honduras.

FICHA TÉCNICA
HONDURAS 0 X 1 CHILE

Local: Estádio Mbombela, em Nelspruit (África do Sul)
Data: 16 de junho de 2010 (Quarta-feira)
Horário: 8h30 (de Brasília)
Público: 32.664 espectadores
Árbitro: Eddy Maillet (Seychelles)
Cartões amarelos: Palacios (Honduras); Carmona e Fernández (Chile)

Gols: CHILE: Beausejour, aos 34min do primeiro tempo.

HONDURAS: Valladares, Mendoza, Chavez, Figueroa e Izaguirre; Palacios, Guevarra (Thomas), Espinoza e Alvarez; Nuñez (Martinez) e Pavon (Welcome)
Técnico: Reinaldo Rueda

CHILE: Bravo, Isla, Medel, Ponce e Vidal (Contreras); Carmona, Millar (Jara), Fernández e Valdivia (Mark Gonzalez); Sanchez e Beausejour
Técnico: Marcelo Bielsa