Esportes

Costa Rica vence Grécia nos pênaltis e enfrentará Holanda nas quartas de final

Da Redação ·
 Costarriquenhos vibram com gol marcado por Bryan Ruiz
fonte: Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
Costarriquenhos vibram com gol marcado por Bryan Ruiz

SÃO PAULO, SP - Maior surpresa da Copa do Mundo, a Costa Rica se classificou para as quartas de final pela primeira vez, ao derrotar a Grécia por 5 a 3 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 neste domingo (29), na Arena Pernambuco, na zona metropolitana do Recife.
A seleção da América Central vai enfrentar a Holanda no próximo sábado (5), na Fonte Nova, em Salvador.
O capitão Bryan Ruiz marcou para os costa-riquenhos, e, no último minuto do segundo tempo, o zagueiro Sokratis Papastathopoulos igualou.
A Costa Rica avançou às oitavas de final como líder do grupo da morte, invicta, à frente de três antigos campeões mundiais: Itália, Uruguai e Inglaterra.
A Grécia, campeã europeia de 2004, passou da fase de grupos pela primeira vez em três participações.
Aos 6 minutos do segundo tempo, Campbell atacou pela esquerda e tocou para Bolaños, que passou para Ruiz, na meia-lua, acertar o canto esquerdo com um chute fraco e abrir o placar para a Costa Rica.
O zagueiro Duarte deu carrinho no lateral esquerdo Holebas, recebeu segundo cartão amarelo e foi expulso aos 20 minutos.
Navas defendeu chute de Gekas na área, e no rebote Sokratis chutou de canela para igualar a contagem aos 45 minutos.
Na prorrogação, os gregos continuaram pressionando bastante, principalmente com cruzamentos para a área. O goleiro costa-riquenho Navas fez grandes intervenções.

COSTA RICA
Keylor Navas; Umaña, González, Óscar Duarte e Gamboa (Johnny Acosta); Júnior Díaz, Tejeda (Cubero), Celso Borges e Bolaños (Brenes); Bryan Ruiz e Campbell. T.: Jorge Luis Pinto
GRÉCIA
Karnezis; Torosidis, Sokratis, Manolas e Cholevas; Karagounis, Maniatis (Katsouranis) e Samaris (Mitroglou); Christodoulopoulos, Salpingidis (Gekas) e Samaras. T.: Fernando Santos
Gols: Bryan Ruiz, aos 7 min, e Sokratis, aos 46 min do 2º tempo. Na cobrança de pênaltis, houve vitória da Costa Rica por 5 a 3. Marcaram para a Costa Rica Celso Borges, Bryan Ruiz, González, Campbell e Umaña. Já para a Grécia converteram Mitranglou, Christodoulopoulos e Cholevas.
Estádio: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Benjamin Williams (Austrália)
Cartões amarelos: Bryan Ruiz (C), Óscar Duarte (C), Tejeda (C), Keylor Navas (C), Samaris (G) e Manolas (G)
Cartão vermelho: Óscar Duarte (C) 

continua após publicidade