Esportes

Pedro Nicacio garante quarto título brasileiro

Da Redação ·
Pedro Nicacio garante quarto título brasileiro (Foto: Divulgação)
fonte:
Pedro Nicacio garante quarto título brasileiro (Foto: Divulgação)

O que não faltou foi velocidade na abertura do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada que esta sendo realizado em São Carlos (SP). A prova Contra-Relógio Individual deu o pontapé inicial do evento e foi marcada pela alta velocidade imprimida pelos principais ciclistas presentes. A medalha de ouro ficou com os atletas Pedro Nicácio e Ana Paula Polegatch.

Apesar de ter sido uma prova individual, os ciclistas viveram um dia de muita adrenalina. A prova ficou aberta até os momentos finais, quando foram conhecidos os mais atletas rápidos do Brasil. No masculino, Pedro Nicacio, que defende a equipe Funvic/São José dos Campos, comemorou o seu quarto título. Após ter vencido em 2005, 2006 e 2007, o atleta voltou a ser o mais rápido e cravou o melhor tempo completando o percurso de 32km em 39min10s.

Ausente das últimas três edições do brasileiro, Pedro superou as dificuldades encontradas nas últimas temporadas e voltou ao lugar mais alto do pódio após dois meses de preparação intensa em concentração com a sua equipe.

"Fiz uma preparação especifica para essa prova que é a minha especialidade. Os adversários foram difíceis, fizeram bons tempos, mas eu estava me sentindo muito bem e acreditava muito nessa vitória. Qualquer deslize nesse estilo de prova pode custar caro no final, então tive bastante cautela e conseguir marcar o melhor tempo do dia. Fiquei muito feliz com esse título e quero compartilhar com toda a minha equipe que me apoiou em todos os momentos", declarou o campeão.

O atual campeão brasileiro de resistência, Rodrigo Nascimento, que defende a equipe São Francisco Saúde/Ribeirão Preto, também provou que está muito bem preparado e marcou o segundo melhor tempo da prova, finalizando com 39min35s. Já o atual campeão brasileiro de Contra-Relógio, Luiz Amorim, terminou apenas na terceira colocação, marcando 40min23s.

Na prova feminina, 26 mulheres travaram um grande duelo contra o tempo. A ciclista Ana Paula Polegatch, da equipe Memorial/Santos, acelerou forte durante todo o percurso, cravou 23min47s, e comemorou o seu primeiro título brasileiro de Contra-Relógio. A família Fernandes, de Goiânia, também fez bonito e garantiram a segunda e terceira colocações com Clemilda Fernandes e Janildes Fernandes, respectivamente.

"Foi uma prova difícil, com muito vento. Tive que trabalhar bem o meu psicológico e terminei realizada, com a sensação que tinha feito o meu melhor, independente do resultado. Quando fiquei sabendo que tinha vencido foi incrível, sempre busquei esse resultado e agora posso comemorar. O apoio dos meus familiares, minha equipe e todos os meus amigos foram fundamentais para esse resultado e quero compartilhar com todos eles essa vitória", comemorou Ana Paula.

Nova geração

Na categoria Sub-23 masculino, a equipe Memorial/Santos dominou o pódio com uma dobradinha incrível, nesta que é considerada umas das principais categorias do ciclismo por reunir atletas jovens que serão o futuro do ciclismo brasileiro. Joel Candido Junior levou a medalha de ouro, seguido pelo seu companheiro de equipe Endrigo Pereira com a prata. Áquila Roux, do Clube Dataro/Bottecchia completou o pódio.

Outra equipe que comemorou os resultados foi a SMERL/Araçatuba, finalizando a prova da Sub-23 feminino com duas atletas no pódio. Viviane Cristina foi a mais rápida e levou o ouro, enquanto Nayara Gomes conquistou o bronze e garantiu a dobradinha para Araçatuba. A ciclista Victoria Remaili garantiu a medalha de prata.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC) com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
 

continua após publicidade