Esportes

Itália e Paraguai encerram partida no 1 a 1

Da Redação ·
 Valdéz comemora com Alcaráz o gol paraguaio, enquanto italianos apenas lamentam
fonte: AFP/no G1
Valdéz comemora com Alcaráz o gol paraguaio, enquanto italianos apenas lamentam

Atual campeã mundial, a Itália até ameaçou repetir o feito da Alemanha, quebrando suas tradições e apresentando um futebol ofensivo. No entanto, a tentativa foi frustrada: nesta segunda-feira, a Azzurra parou na defesa adversária e ficou apenas no 1 a 1 com o Paraguai, na Cidade do Cabo, em jogo de abertura do Grupo F da Copa.
 

continua após publicidade

Alcaráz abriu o placar para os paraguaios, no fim do primeiro tempo. De Rossi, após o intervalo, garantiu o empate. Com o resultado, ambas as equipes dividem a ponta do grupo, com um ponto cada. Eslováquia e Nova Zelândia completam a rodada na terça-feira, em Rustemburgo.
 

As duas seleções voltam a campo no próximo domingo. A Itália encara a Nova Zelândia, em Nelspruit. Já o Paraguai vai a Bloemfontein enfrentar a Eslováquia.
 

continua após publicidade

O jogo

O técnico Marcello Lippi manteve a surpreendente escalação testada nos últimos treinos com um meio de campo jovem e ofensivo. Montolivo, Pepe e Marchisio ganharam chance ao lado dos experientes De Rossi e Iaquinta, improvisado na ponta esquerda.
 

No entanto, a tentativa de Lippi foi frustrada. Marchisio, Pepe e Iaquinta trocaram repetidamente de posições em busca de espaços na defesa adversária. Arrumado atrás, o Paraguai soube esperar sua oportunidade.
 

Após algumas investidas no ataque, principalmente pelo lado direito, com Torres e Valdez, os sul-americanos chegaram ao gol. Aos 38 minutos, o zagueiro Alcaráz aproveitou cobrança de falta e completou de cabeça: 1 a 0.
 

continua após publicidade

Depois do lance, o goleiro italiano Buffon reclamou com os companheiros. O camisa 1 deixou o campo no intervalo visivelmente irritado. Sem explicações, foi substituído por Marchetti.

A Itália justificou sua postura ofensiva apenas na etapa final, quando Lippi adiantou mais sua equipe e deixou o jogo aberto. De início, a Azzurra sofreu com os contra-ataques paraguaios. Vera, aos nove, perdeu chance clara para ampliar.
 

A recompensa para a ousadia italiana saiu aos 18: Pepe cobrou escanteio da esquerda, o goleiro Villar saiu muito mal e De Rossi, na pequena área, completou para empatar. A Azzurra sufocou até o fim da partida, mas errou nas conclusões. Início nada bom para o time de Lippi.

continua após publicidade


FICHA TÉCNICA:
ITÁLIA 1 X 1 PARAGUAI

Estádio: Green Point, Cidade do Cabo (AFS)
Data/hora: 14/6/2010 - 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Benito Archundia (MEX)
Auxiliares: Hector Vergara (CAN) e Marvin Torrentera (MEX)

Cartões amarelos: Camoranesi (ITA); V. Cáceres (PAR)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Alcaráz, 38'/1ºT (0-1); De Rossi, 18'/2ºT (1-1)

ITÁLIA: Buffon (Marchetti, intervalo), Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Criscito; De Rossi, Montolivo, Pepe, Marchisio (Camoranesi, 13'/2ºT) e Iaquinta; Gilardino (Di Natale, 27'/2ºT). Técnico: Marcello Lippi.

PARAGUAI: Villar, Bonet, Da Silva, Alcaráz e Morel Rodríguez; Vera, Victor Cáceres, Riveros e Aureliano Torres (Santana, 14'/2ºT); Valdez (Santa Cruz, 23'/2ºT) e Barrios. Técnico: Gerardo Martino.