Esportes

Nesta segunda, Copa terá Alemanha x Portugal na Bahia e o 1° jogo no PR

Da Redação ·
 Após Espanha x Holanda, Arena Fonte Nova, em Salvador, terá outro clássico europeu
fonte: (Foto: Getty Images)
Após Espanha x Holanda, Arena Fonte Nova, em Salvador, terá outro clássico europeu

O quinto dia da Copa do Mundo tem a estreia de Alemanha e Portugal em um duelo muito esperado na Arena Fonte Nova, em Salvador, no calor das 13h. Será o duelo entre as estrelas alemãs, como Schweinsteiger, Lahm e Ozil, contra Cristiano Ronaldo e sua trupe.

continua após publicidade

Em seguida, às 16h desta segunda-feira (16), jogam Gana e Estados Unidos, em Natal, partida válida pelo grupo G, o mesmo de Alemanha e Portugal. O dia termina com Irã e Nigéria, às 19h, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo grupo F. Essa será a primeira partida da Copa na capital do Paraná.

O G1 preparou dicas para quem vai curtir essas partidas. Veja abaixo:

continua após publicidade

Alemanha x Portugal, 13h, em Salvador
Os alemães estão “em casa”, uma vez que escolheram a Bahia como a sua hospedagem nesta Copa. Considerada uma das favoritas ao título, a Alemanha tem uma concentração exclusiva em Santa Cruz de Cabrália, no sul do Estado. Já Portugal foi a última seleção a chegar ao Brasil, e conta com o astro Cristiano Ronaldo, eleito o melhor jogador do mundo. Além, é claro, de uma grande torcida da colônia portuguesa e de brasileiros também.

O estádio

A Arena Fonte Nova estreou nesta Copa do Mundo abrigando a goleada da Holanda sobre a Espanha por 5 a 1, na sexta-feira (13). A promessa, então, é de um bom jogo nesta segunda partida, entre Alemanha e Portugal.

continua após publicidade

O estádio foi inaugurado em abril de 2013 e cerca de 4 mil operários trabalharam nas obras, que deveriam ter sido entregues em dezembro de 2012. Na arquibancada fixa, a capacidade é de 50 mil torcedores. Uma estrutura móvel, usada para a Copa, tem capacidade extra para 5 mil pessoas.

O que fazer na cidade: Com um jogo marcado para as 13h, não dá muito tempo de passear pela manhã. A recomendação é chegar à Arena Fonte Nova com pelo menos 2 horas de antecedência. Deixe para passear pela cidade após a partida. Aí, opções não faltam.

Você pode passear pela Orla ou pela Baía de Todos-os-Santos. Pode, ainda, visitar oMercado Modelo e o Elevador Lacerda, famosos pontos turísticos da capital baiana. Ou pode seguir os gringos que certamente vão andar pelo Pelourinho.

continua após publicidade

O zagueiro Dante, da Seleção Brasileira, recomendou ao Guia das Cidades do G1 conhecer o Pelourinho, centro antigo de Salvador. A região concentra vários lugares históricos e culturais da cidade, como a Casa Jorge Amado, além de bares e restaurantes. À noite, também há festas gratuitas em alguns espaços da região. "Gosto muito de lá. É um lugar muito bonito e histórico", disse Dante.

Se você for ficar mais uns dias em Salvador, a dica é conhecer o litoral norte da Bahia, recomendado pelo ator Vladimir Brichta. Lá, há várias praias muito procuradas por baianos e turistas, como a Praia do Forte, a Costa do Sauípe e Imbassaí. Saindo de Salvador, o acesso é pela BR-099, conhecida como Estrada do Coco.

continua após publicidade

Fan Fest: O clima da Fifa Fan Fest em Salvador deve ser de carnaval, segundo a organização. Com estrutura montada no Farol da Barra, a festa é inspirada no "Furdunço", evento realizado no último carnaval de Salvador. 

Previsão do tempo: Sol com muitas nuvens e chuva. 

Irã x Nigéria, às 16h, em Curitiba

Última cidade-sede a "estrear" na Copa, Curitiba começa a sentir o Mundial nesta segunda-feira com o jogo entre as seleções do Irã e da Nigéria, na Arena da Baixada. Apesar de as duas equipes serem apontadas como zebras nesta Copa (a Nigéria tem tradição no futebol africano, mas nunca passou das oitavas-de-final, e o Irã é mero coadjuvante), todos os ingressos estão esgotados, segundo o site da Fifa.

Vale a pena conferir no jogo se os nigerianos estão fortes o suficiente para encarar a Argentina de Messi no dia 25. Do Irã pouco pode se esperar, mas a torcida iraniana é fanática e faz muita festa nas arquibancadas quando o time joga.