Esportes

Euforia toma conta de Johanesburgo

Da Redação ·
Alguns usavam perucas de palhaço nas cores nacionais
fonte: AFP/Fifa
Alguns usavam perucas de palhaço nas cores nacionais

É como se a Copa do Mundo da FIFA 2010 já tivesse começado. Nesta quarta-feira, a cidade de Johanesburgo foi tomada por uma euforia para acompanhar uma carreata dos Bafana Bafana. Dezenas de milhares de sul-africanos foram às ruas para incentivar os anfitriões a dois dias do início do torneio.
 

continua após publicidade

Boa parte desses admiradores estavam reunidos no bairro de Sandton, envoltos com bandeiras nacionais e armados com suas vuvuzelas, sopradas ao mais alto som, enquanto a seleção passeava em um ônibus aberto.
 

Esse frenesi se espalhou por toda a cidade, com os trabalhadores esvaziando seus escritórios para perfilarem nas ruas, enquanto os carros que passavam à baixa velocidade também não economizavam na buzina.
 

continua após publicidade

Alguns usavam perucas de palhaço nas cores nacionais e outros tinham makarapas – chapéus típicos do país – em forma de bolas de futebol e bandeiras. Os alunos foram dispensados de suas aulas ao meio-dia para aproveitarem uma folga especial, o que resultou também na presença de muitos jovens nas calçadas para as festividades.
 

O barulho produzido pelas cornetas de plástico, que já chamou a atenção durante a Copa das Confederações da FIFA 2009, foi predominante na cidade. “Foi uma chamada nacional para temos um momento da vuvuzela”, afirmou Zanele Ntuli entre a multidão. “Nunca em minha vida eu achei que o Mundial viria para a África, quanto menos para a África do Sul.”
 

A expectativa, dessa forma, só aumenta, à medida que a estreia dos Bafana Bafana se aproxima, nesta sexta-feira, em duelo com o México. O time chega embalado ao evento, com 12 partidas de invencibilidade.