Esportes

Joseph Blatter diz que cidade da abertura da Copa de 2014 será escolhida por presidente da CBF

Da Redação ·
 Maquete do novo estádio do Mrumbi, que seria construído para 2014
fonte: Divulgação
Maquete do novo estádio do Mrumbi, que seria construído para 2014

JOHANNESBURGO - Normalmente político, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, jogou no colo de Ricardo Teixeira e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a responsabilidade pela escolha das cidades que vão ter os jogos de abertura e final do megaevento. Foi nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, após a reunião do Comitê Executivo da Fifa. O dirigente reagiu com irritação ao repórter brasileiro que perguntou se o Brasil organizaria uma Copa do Mundo melhor do que a da África do Sul.

continua após publicidade

- Você também vai querer que eu diga quais serão os dois finalistas? - emendou o dirigente, para, depois, amenizar o tom. - Acho interessante vocês quererem falar da Copa de 2014, antes mesmo de a Copa de 2010 acontecer. Esta pergunta deveria ser encaminhada ao Comitê Organizador Local. Será um grande Mundial, o de 2014, que está em boas mãos, com certeza. As partidas inaugural e final são decididas por Ricardo Teixeira. Ele sabe onde serão.

No Brasil, o COL-2014 sempre afirmou que a Fifa era responsável pelas escolhas das 12 cidades sede do megaevento e dos locais da abertura (Morumbi) e da final (Maracanã). Ano passado, durante a Copa das Confederações de 2013, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, já havia afirmado ao GLOBO que a Fifa seguiu a recomendação do COL-2014 para as escolhas das sedes.

continua após publicidade

Nesta segunda-feira, Valcke fugiu do tema da abertura da Copa-2014 no Morumbi.

- Vamos combinar uma coisa? Depois de 11 de julho, comentamos sobre 2014 - desconversou o francês, que, no dia anterior, já havia dito que desconhecia um projeto para mudar o local da abertura para um novo estádio, a ser construído em Pirituba , na capital paulista.

Também ontem, Jérôme Valcke informou a decisão do Comitê Executivo de antecipar para julho do ano que vem o sorteio dos grupos das eliminatórias da Copa-2014 . A escolha da cidade que receberá o sorteio, segundo o dirigente, será outra responsabilidade do COL-2014. E poderá ser uma das cinco capitais preteridas na disputa para sediar partidas do Mundial.

continua após publicidade

A antecipação do sorteio, normalmente feita entre os meses de novembro e dezembro, dois anos e meio antes da Copa, foi solicitada pelas Confederações da Ásia e da Oceania. E aprovada para aproveitar mais datas do já apertado calendário internacional de jogos, segundo Valcke. A antecipação evitará o que aconteceu na América do Sul, onde as eliminatórias para 2010 começaram antes do sorteio da Fifa.

Blatter criticou os organizadores do amistoso entre Nigéria e Coréia do Norte, anteontem, quando 15 pessoas ficaram feridas após torcedores sem ingressos terem derrubado um portão e invadido o estádio. Para ele, distribuir entradas no dia da partida foi um erro.