Esportes

8ª Volta Ciclística Internacional do Paraná projeta Londrina

Da Redação ·
Foto da Volta do RS na semana passada.  Crédito CBC/Divulgação
fonte:
Foto da Volta do RS na semana passada. Crédito CBC/Divulgação

Um evento esportivo do porte da 8ª Volta Ciclística Internacional do Paraná movimenta a economia local e projeta Londrina no Brasil e em países como Chile, Venezuela, Paraguai  e Bolívia, os quais terão equipes disputando a competição. Entre brasileiros e estrangeiros são 160 atletas que virão acompanhados de mais de 100 pessoas de apoio de logística e dezenas de veículos para acompanhar o evento.

Na avaliação do presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luiz Vasconcellos, Londrina volta a sediar um importante evento ciclístico e isso contribui positivamente em termos de projeção da cidade, desenvolvimento do esporte e da economia local. “Este é um evento que mostra o potencial da nossa cidade e faz com que todos sejam beneficiados e não somente o ciclismo”, enfatiza Vasconcellos. Segundo ele, é importante que  a Volta Ciclística Internacional do Paraná esteja no calendário anual da cidade, pois sediando uma competição deste nível, Londrina pode se tornar uma referência na área de eventos esportivos.

Tantos os atletas quanto às equipes de apoio, que somam mais de 250 pessoas, ficarão hospedados em Londrina durante seis dias, já que eles chegam à cidade às vésperas da competição - dia 23 de abril permanecendo até o dia 27.“Tudo isso movimenta a economia local na parte dos restaurantes, postos de gasolina, comércio e principalmente hotéis”, analisa a diretora executiva do Londrina Convention & Visitors Bureau, Mirian Siqueira Rosinski Alves.

Ela destaca que sediar este evento coloca  Londrina no cenário nacional de uma competição que traz atletas de todos os cantos do Brasil e parte da América Latina. “Independente do movimento econômico, um evento como a Volta Ciclística Internacional do Paraná  projeta Londrina no Brasil e lá fora, já que esta é uma competição internacional”, explica Mirian, acrescentando que o momento é uma oportunidade de “divulgarmos o nome de Londrina e atrairmos eventos esportivos semelhantes para a cidade”.  

continua após publicidade

O Londrina Convention & Visitors Bureau tem trabalhado e apostado na captação de eventos esportivos de grande porte. “Nossa cidade está sendo procurada para sediar eventos como este. Em setembro teremos aqui os Jogos Escolares da Juventude que deverá reunir 5 mil atletas em Londrina”.

“A cidade tem uma boa infraestrutura esportiva e é preciso aproveitar bem isso, trabalhando na captação desses eventos. Acreditamos que o turismo de negócios e eventos é  importante para que a cidade se desenvolva economicamente”, diz Mirian, estimando que cada turista de negócios e eventos gasta em média R$ 325 por dia – incluindo aí hospedagem, alimentação e eventuais compras no comércio. Desta forma, as equipes participantes da Volta Ciclística Internacional do Paraná deverão deixar na cidade mais de R$ 500 mil durante a competição.  

continua após publicidade