MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

STJ concentra decisões sobre Brasileirão de 2013

O ministro Sidnei Beneti, do Superior Tribunal de Justiça, determinou que apenas a 2ª Vara Cível do Foro Regional da Barra da Tijuca, no Rio, tem competência para julgar todas as ações relativas à decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)

Da Redação

·
STJ concentra decisões sobre Brasileirão de 2013  - Foto: www.estadao.com.br
Icone Camera Foto por
STJ concentra decisões sobre Brasileirão de 2013 - Foto: www.estadao.com.br
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.02.2014, 15:34:01 Editado em 27.04.2020, 20:18:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro Sidnei Beneti, do Superior Tribunal de Justiça, determinou que apenas a 2ª Vara Cível do Foro Regional da Barra da Tijuca, no Rio, tem competência para julgar todas as ações relativas à decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que retirou quatro pontos da Portuguesa no fim do Campeonato Brasileiro de 2013, determinando o rebaixamento do clube paulista para a Série B. Com a decisão, o ministro acatou recurso ajuizado pelo advogado Carlos Miguel Aidar, que representa a CBF na disputa sobre a validade do julgamento do STJD.

Ao analisar o pedido, o ministro entendeu que a competência, sem dúvida, é da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, pois é onde se está a sede da CBF. "A atribuição da competência a um só Juízo permitirá que nele se forme celeremente diretriz jurisdicional consistente, que se submeta, sem delongas, a possíveis recursos - evitando-se a dispersão entre numerosos órgãos jurisdicionais, alimentadora da insegurança jurídica, que tantos males notoriamente causa à sociedade Brasileira", fundamentou o ministro Sidnei Beneti ao analisar o Conflito de Competência.

Após o julgamento que rebaixou a Portuguesa, inúmeros torcedores protocolaram ações na Justiça alegando o descumprimento do Estatuto do Torcedor, pois as punições aos atletas que levaram à perda dos pontos não foram publicadas no site da CBF. A 42ª Vara Cível de São Paulo acolheu os pedidos e concedeu ao todo sete liminares coletivas e individuais favoráveis à Lusa.

O local transformou-se em alvo principal do movimento "Todos Vamos à Luta", que organiza a entrada de torcedores na Justiça. Todas foram cassadas pela CBF. Por outro lado, a Justiça do Rio concedeu liminares favoráveis ao Fluminense, caracterizando um conflito de competências, pois eram contrárias ao que determina a Justiça de São Paulo. A partir de agora, todas as ações serão julgadas no Rio.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "STJ concentra decisões sobre Brasileirão de 2013 "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!