Esportes

Piloto de Arapongas vai disputar a F-Truck

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Piloto de Arapongas vai disputar a F-Truck
Piloto de Arapongas vai disputar a F-Truck

O piloto araponguense Jaidson Zini, 35 anos, será uma das novidades para a temporada de 2014 nos campeonatos Sul-americano e Brasileiro de Fórmula Truck. Ex-piloto do Campeonato Brasileiro de Marcas, Zini estará pela primeira vez no grid da categoria.

continua após publicidade

O araponguense será o piloto do Iveco, número 25 da equipe Dakar Motorsport – a mesma pela qual fez seu primeiro teste com um caminhão da categoria, no final do ano passado no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina.

“Correr na Fórmula Truck era um antigo sonho meu. Agora apareceu a oportunidade e não pensei duas vezes”, comentou Zini, piloto nascido em Cascavel e que reside em Arapongas. A Dakar Motorsport tem sua sede em Maringá. “O fato da equipe estar aqui pertinho contribuiu muito para que tudo desse certo desde o primeiro contato com o chefe de equipe”, conta o estreante.

continua após publicidade

A Dakar Motorsport é chefiada por Carlos Alberto Assis, conhecido nos bastidores da Fórmula Truck como “Paraguai”. Em 2013, a equipe contou com o italiano Alex Caffi, que teve como melhor resultado o terceiro lugar na etapa de Interlagos, depois de largar em 16º. “A opção pela Truck é antiga. Conversei com o Paraguai, fiz o teste em Londrina e, depois do teste, tive ainda mais certeza de que era isso que queria”, revela Zini.

Entre os destaque da F-Truck estão os pilotos Pedro Muffato, um dos mais experientes do país, David Muffato, campeão da Stock Car, Raijan Mascarello, campeão nacional de super fórmula tubular, Geraldo Piquet, Djalma Fogaça e Wellington Cirino.

A primeira etapa do Brasileiro de F-Truck está marcada para o dia 16 de março, em Caruaru-PE.

continua após publicidade

O piloto procura não traçar resultados como meta para sua temporada de estreia na Fórmula Truck. “O que eu quero é ganhar experiência na categoria, fazer o maior número possível de corridas sem quebras. Espero permanecer na Fórmula Truck por muito tempo, meu projeto é a longo prazo. É uma categoria que proporciona uma visibilidade excepcional. Como evento, é incomparável. Estou feliz”, sintetiza o piloto.

Zini teve seu primeiro contato com as pistas de competição em 2005, em campeonatos de kart no Paraná. No mesmo ano passou a disputar categorias regionais de Turismo. De 2007 a 2009, atuou no Brasileiro de Marcas & Pilotos, para carros com motores 1.6. Depois de ter experimentado também protótipos de Endurance, ele participou em 2013 da Copa Petrobras de Marcas, com um Ford Focus da equipe Cesinha Competições.