Esportes

Jornal inglês elege Messi o melhor de 2013

Da Redação ·
Messi marca 3 e vira maior artilheiro do Espanhol em goleada do Barça - Foto - Arquivo
fonte:
Messi marca 3 e vira maior artilheiro do Espanhol em goleada do Barça - Foto - Arquivo

Os recentes e insistentes problemas físicos de Messi não impediram o argentino de ser eleito o melhor jogador de 2013 pelo jornal inglês “The Guardian”.  Cristiano Ronaldo ficou em segundo lugar, com Ibrahimovic em terceiro, enquanto Ribéry ocupou a quarta colocação. Neymar foi o melhor brasileiro, com a sexta posição. 

continua após publicidade

Na lista em que citou o top-100 de futebolistas do ano, o diário minimizou a ausência de Messi em boa parte do ano e exaltou as qualidades do craque para justificar a escolha.

- Quando Messi está ausente, parece que o futebol está sem seu principal showman. Ele é o jogador que você quer que sempre esteja com a bola e, assim que ele a recebe, há sempre expectativa – escreveu o diário. 

continua após publicidade

A lista do jornal foi elaborada a partir de votos de 12 colaboradores, além das participações do ex-zagueiro italiano Alessandro Nesta, do ex-goleiro norte-americano Kasey Keller e do técnico da seleção inglesa de futebol feminina, Hope Powell. 

Sobre Neymar, o "Guardian" apontou que o jogador superou as expectativas na temporada e lembrou que o jogador era questionado antes da estreia do Brasil na Copa das Confederações. 

- Até seu belo gol contra o Japão na Copa das Confederações, Neymar era questionado por torcedores brasileiros e sofria com uma seca de quase 900 minutos sem marcar. Entretanto, depois de ser decisivo no torneio, Neymar iniciou uma sequência diferente na Seleção e no Barcelona. Tem sido interessante ver o brasileiro se adaptando ao Camp Nou sem a presença de Messi, aceitando um papel de coadjuvante, embora já tenha mostrado lampejos do que pode fazer. O atacante fez melhor do que muitos críticos previram, tanto quando eles condenam seu "teatro" - escreveu o jornal. 

continua após publicidade

Além de Neymar, outros 10 brasileiros foram incluídos na relação. Thiago Silva foi o segundo melhor, na 17ª posição, e Lucas fechou a lista, na 92ª colocação. Quem também apareceu foi o meia Conca, agora no Fluminense, que ficou em 78º lugar graças à boa temporada no Guangzhou Evergrande. 

Confira os 10 primeiros da lista:

1- Messi (Barcelona)
2- Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
3- Ibrahimovic (Paris Saint-Germain)
4- Ribéry (Bayern de Munique)
5- Iniesta (Barcelona)
6- Neymar (Barcelona)
7- Bale (Real Madrid)
8- Xavi (Barcelona)
9- Luis Suárez (Liverpool)
10- Agüero (Manchester City)

Confira os brasileiros na lista:

17- Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
35- Diego Costa (Atlético de Madrid)
36- Oscar (Chelsea)
41- Daniel Alves (Barcelona)
50- David Luiz (Chelsea)
53- Dante (Bayern de Munique)
59- Paulinho (Tottenham)
60- Marcelo (Real Madrid)
86- Marquinhos (Paris Saint-Germain)
92- Lucas (Paris Saint-Germain)