Esportes

Williams confirma acerto com Felipe Massa na F1

Da Redação ·
Origem da imagem: iG
fonte:
Origem da imagem: iG

Felipe Massa já definiu seu futuro na Fórmula 1. O piloto brasileiro vai trocar o vermelho da Ferrari pelo azul da Williams a partir da temporada 2014, conforme anunciou a equipe de Frank Williams, nesta segunda-feira. Massa será o substituto do venezuelano Pastor Maldonado, que ainda não anunciou onde correrá no próximo ano, e formará dupla com o finlandês Valtteri Bottas.

O anúncio já era esperado há algumas semanas, desde que rumores apontavam a Williams como o destino do brasileiro. Massa chegou a abrir negociações com outras equipes, como Force India e Sauber, mas evitava apontar preferências. Após oito anos, o piloto está deixando a Ferrari para ser substituído pelo finlandês Kimi Raikkonen - o brasileiro foi homenageado pela escuderia italiana em evento especial no domingo.
 

continua após publicidade
confira também



"Williams é uma das equipes mais bem-sucedidas e mais importante de todos os tempos da Fórmula 1. Quando eu era criança, eu sempre sonhei em correr pela Williams, Ferrari e McLaren. E estou feliz por ter assinado com mais um ícone do esporte, assim como a Ferrari", declarou Massa, que faturou 11 vitórias, 36 pódios e foi vice-campeão de 2008 pela equipe italiana.

Massa fez questão de lembrar que um dos pilotos mais bem-sucedidos nas pistas, o compatriota Ayrton Senna, já defendeu as cores da Williams. "É sempre legal lembrar que um dos melhores pilotos do Brasil correu pela Williams e sedimentou uma forte ligação nacional com a equipe", comentou. A equipe contou recentemente com Bruno Senna, sobrinho do tricampeão. Nelson Piquet, Antônio Pizzonia e Rubens Barrichello também já pilotaram um carro da equipe.

Tratado com um "talentoso e experiente" piloto da F1, Massa foi exaltado por Frank Williams. "Estamos encantados em poder confirmar Felipe na família Williams em 2014. Ele tem um talento excepcional e é um grande lutador nas pistas. Ele vai trazer uma rica experiência ao time assim que iniciar este novo capítulo de sua história", comentou o experiente dirigente.

"Felipe tem demonstrado seu talento e velocidade nos últimos anos, assim como sua habilidade em ajudar a motivar e liderar uma equipe em busca do título. Estamos extremamente felizes em tê-lo na nossa equipe na campanha de 2014", reforçou Claire Williams, filha de Frank e uma das dirigentes do time britânico.

Nenhuma das partes confirmou o período de contrato do brasileiro com a equipe. Claire informou apenas que ambos os pilotos estão acertados "com contrato de múltiplos anos". "Este anúncio é uma passo importante em direção ao nosso objetivo que é devolver a Williams à parte dianteira do grid", afirmou a filha de Frank Williams.

Longe dos seus melhores momentos na categoria, a equipe britânica tenta se restabelecer na Fórmula 1 desde que perdeu força e prestígio na última década. Atualmente, o time, que tem 9 Mundiais de Construtores e 7 Mundiais de Pilotos, ocupa somente o nono e antepenúltimo lugar no Mundial de Construtores, à frente apenas das nanicas Marussia e Caterham. As últimas conquistas, em ambos os campeonatos, aconteceram em 1997, com o canadense Jacques Villeneuve.

Massa, por sua vez, correrá pela terceira equipe na Fórmula 1. O piloto de 32 anos iniciou sua carreira na Sauber em 2002 e se transferiu para a Ferrari em 2006. Desde então, acumulou oito temporadas na equipe italiana. Na segunda metade do atual campeonato, o brasileiro foi informado de que não teria seu contrato renovado.