Esportes

Santos bate Atlético-MG e avança na Copa do Brasil

Da Redação ·
Na próxima fase, o time paulista vai enfrentar o Grêmio, que eliminou o Fluminense
fonte: Agências
Na próxima fase, o time paulista vai enfrentar o Grêmio, que eliminou o Fluminense

O Santos voltou a dar motivos para a sua torcida comemorar nesta quarta-feira. Depois de se sagrar campeão paulista no domingo, o time de Dorival Júnior venceu o Atlético Mineiro por 3 a 1, na Vila Belmiro, e se classificou para a semifinal da Copa do Brasil.

continua após publicidade

Na próxima fase, o time paulista vai enfrentar o Grêmio, que eliminou o Fluminense, ao vencer por 2 a 0, nesta quarta. O primeiro jogo do confronto será realizado na próxima semana. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu os mandos de campo.

continua após publicidade

A partida começou em clima quente nesta quarta, em razão das provocações dos jogadores santistas após o título de domingo. Robinho e os companheiros haviam puxado o coro de "Vanderlei/pode esperar/a sua hora vai chegar", atiçando a rivalidade para o jogo contra o ex-treinador do Santos.

continua após publicidade

Diante de sua torcida, o Santos partiu para cima do Atlético desde a escalação. Como precisava reverter a derrota sofrida no Mineirão, por 3 a 2, Dorival Júnior colocou o atacante André no lugar do meia Marquinhos. "Nós temos que buscar o gol. É como sempre jogamos. A essência do futebol é o gol. Fizemos uma mudança tática para sair daqui com a vitória", disse o técnico.

A alteração deu certo. Aos 16 minutos, o Santos roubou a bola na grande área e Neymar, mesmo em posição de impedimento, cruzou para André abrir o placar. Foi o sexto gol do atacante na competição.

continua após publicidade

O gol cedo acalmou os ânimos santistas. Antes disso, a ansiedade era grande e a bola parecia queimar nos pés dos Meninos da Vila. Com tranquilidade, o time passou a envolver o adversário e o segundo gol parecia estar próximo.

continua após publicidade

E o Santos chegou ao segundo tento em jogada semelhante a do primeiro. Desta vez, Robinho entrou na área e cruzou para Neymar. Sem marcação, o jovem atacante não teve trabalho para só concluir para o gol, de novo sem chance para Aranha.

continua após publicidade

Do outro lado, Diego Tardelli, a estrela da partida de ida, queria jogo. Quando atuou perto da área, acertou a trave. No lance seguinte, decidiu ser garçom e contou como uma ajudinha do goleiro Felipe. A bola sobrou para Correa, que chutou firme e descontou já no minuto final da primeira etapa.

Mas a reação não persistiu após o intervalo. Em bate-rebate na área, Edu Dracena rolou para Wesley estufar as redes. O gol foi um prêmio para um dos destaques do time e que ficou de fora da final de domingo, contra o Santo André.

continua após publicidade

A situação ficou então mais tranquila para o time da casa, apesar do risco de decidir o confronto nos pênaltis - se anotasse mais um, o Atlético igualaria o placar da semana passada e forçaria as penalidades. O santistas recuaram e esperaram o contra-ataque. Na excessiva dependência do seu artilheiro, a equipe mineira não mostrou poder de reação e foi eliminada da Copa do Brasil.

continua após publicidade

Ficha Técnica:

continua após publicidade

Santos 3 x 1 Atlético-MG

Santos - Felipe; Pará, Durval, Edu Dracena e Léo (Alex Sandro); Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Zé Eduardo), Robinho e André (Marquinhos). Técnico: Dorival Júnior.

continua após publicidade

Atlético-MG - Aranha, Carlos Alberto, Werley, Jairo Campos e Júnior (Marques); Zé Luis, Fabiano, Correa (Evandro) e Ricardinho (Leandro); Muriqui e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

continua após publicidade

Gols - André, aos 16, Neymar, aos 43, e Correa, aos 45 minutos do primeiro tempo. Wesley, aos 4 minutos do segundo tempo.

continua após publicidade

Cartões amarelos - Neymar (Santos); Ricardinho, Diego Tardelli (Atlético-MG).

Cartão vermelho - Fabiano (Atlético-MG).

Árbitro - Jaílson Macedo Freitas (BA).

Renda - R$ 278.478,00.

Público - 14.245 pagantes.

Local - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).