MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Tribunal mantém suspensão e Fenerbahçe é vetado de competições

SÃO PAULO, SP, 28 de agosto (Folhapress) - O CAS (Corte Arbitral do Esporte) decidiu manter a suspensão de dois anos ao Fenerbahçe, da Turquia, por causa do envolvimento do clube em um escândalo de manipulação de resultados em 2011. Com isso, o clube e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.08.2013, 16:31:00 Editado em 27.04.2020, 20:25:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 28 de agosto (Folhapress) - O CAS (Corte Arbitral do Esporte) decidiu manter a suspensão de dois anos ao Fenerbahçe, da Turquia, por causa do envolvimento do clube em um escândalo de manipulação de resultados em 2011. Com isso, o clube está fora da Liga Europa desta temporada.

A equipe turca anunciou que vai recorrer da decisão do CAS em um tribunal suíço. As ações do clube na Bolsa sofreram o impacto da decisão da corte esportiva e caíram até 6%, antes de reduzirem as perdas para 3,5% no fechamento.

No mês passado, o CAS havia suspendido temporariamente a punição imposta pela Uefa ao clube turco.

Jogando graças a esse recurso, o Fenerbahçe foi derrotado pelo Arsenal por 5 a 0 no resultado agregado de duas partidas pela última rodada de classificação para a fase de grupos da Champions.

Uma derrota nesta fase do torneio garantiria uma vaga na Liga Europa, mas o time turco não poderá disputar a competição devido à decisão da Corte.

O CAS, sediado em Lausanne, na Suíça, disse em comunicado que rejeitou os recursos apresentados pelo Fenerbahçe e pelo time ucraniano Metalist-UCR, que também foi banido pela Uefa por envolvimento num caso de manipulação de resultados em 2008.

O pedido do clube ucraniano para participar da Champions já havia sido rejeitado pelo CAS no último dia 16. Com isso, o Metalist -que conta com cinco brasileiros no elenco- ficou de fora da fase preliminar da Champions. Em seu lugar, entrou o grego Paok, que foi eliminado pelo alemão Schalke.

O Fenerbahçe e o também turco Besiktas foram punidos em junho pela Uefa em consequência de uma investigação sobre um escândalo de manipulação surgido em 2011. O Besiktas, que foi suspenso por uma temporada, também recorreu ao CAS e o veredicto é esperado para esta sexta-feira.

Escândalo

Em julho de 2011, um tribunal condenou 93 réus no processo de manipulação de resultados no Campeonato Turco, inclusive, o presidente Aziz Yildirim, do Fenerbahce. Executivos e jogadores do clube também estiveram envolvidos no caso.

Yildirim foi condenado a mais de seis anos de prisão, mas foi libertado após apelar da decisão.

Entre outros resultados, a polícia investigou se houve uma combinação entre as equipes na partida em que o Fenerbahçe derrotou o Sivasspor por 4 a 3, em Istambul, há dois anos.

Além destes dois clubes, mais cinco times também foram investigados à época.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Tribunal mantém suspensão e Fenerbahçe é vetado de competições"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!