MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Presidente do COI diz que aeroporto "exige pressa" para Olimpíada do Rio

Por Paulo Roberto Conde SÃO PAULO, SP, 10 de julho (Folhapress) - Para o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, a questão aeroportuária ainda é o maior desafio para a organização dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. "Não dir

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.07.2013, 12:05:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Paulo Roberto Conde

SÃO PAULO, SP, 10 de julho (Folhapress) - Para o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, a questão aeroportuária ainda é o maior desafio para a organização dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

"Não diria que é uma preocupação, mas pedimos uma pressa maior em relação ao aeroporto [Galeão-Antônio Carlos Jobim]", disse Rogge, durante conferência hoje.

O aeroporto internacional é estratégico porque o Rio receberá milhares de turistas nacionais e estrangeiros durante os Jogos Olímpicos, que ocorrerão entre 5 e 21 de agosto de 2016.

Pouco depois, entre 7 e 18 de setembro de 2016, serão realizadas as Paraolimpíadas na cidade.

Atualmente, um terminal do Galeão-Tom Jobim passa por reforma e outro, novo, está em construção. De acordo com a Infraero, após as melhorias o maior aeroporto carioca poderá receber 44 milhões de passageiros/ano.

Como comparação, o aeroporto de Heathrow, o maior de Londres, recebeu quase 70 milhões de passageiros em 2012.

Dados da agência governamental britânica de estatística divulgados em outubro revelam que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres atraíram 590 mil visitantes que viajaram por conta do evento ou compraram ao menos um ingresso.

"Também alertamos para a questão da construção do campo de golfe, mas isso já foi superado. São coisas para as quais pedimos mais atenção do comitê organizador de 2016", acrescentou.

Rogge, que dirige o COI desde 2001 e deixa o comando da entidade neste ano, afirmou que os relatórios que recebe do comitê de avaliação que visita periodicamente a cidade são positivos.

Porém também destacou que "há muitas coisas a serem atingidas antes de 2016". "Pedimos ao comitê para acelerar certos pontos, mas não vejo absolutamente nenhum problema de organização."

Protestos no Brasil

Rogge ainda declarou que a sequência de manifestações realizadas em diversas cidades brasileiras a partir do mês passado são bem vistas pelo COI.

Ele reiterou, porém, que os valores gastos para a realização dos eventos esportivos, também alvo de críticas dos manifestantes, se encaixam dentro de um cenário de investimento para o país. "Os Jogos Olímpicos serão positivos. Eles são um evento para o bem, para melhorar a sociedade e a estrutura local", afirmou.

"Não queremos nos intrometer nos protestos, porque é uma decisão soberana do país, mas é preciso deixar claro que os eventos resultam em investimentos públicos de longo prazo."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente do COI diz que aeroporto "exige pressa" para Olimpíada do Rio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!