MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Após perder clássico, São Paulo demite Ney Franco

Um ano. Exatamente 365 dias. Foi esse o tempo que durou a passagem de Ney Franco pelo São Paulo. Pressionado não só pela derrota da quarta-feira para o Corinthians, em pleno Morumbi, mas também pela péssima atuação da equipe diante do maior rival, o trein

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.07.2013, 16:24:02 Editado em 27.04.2020, 20:27:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um ano. Exatamente 365 dias. Foi esse o tempo que durou a passagem de Ney Franco pelo São Paulo. Pressionado não só pela derrota da quarta-feira para o Corinthians, em pleno Morumbi, mas também pela péssima atuação da equipe diante do maior rival, o treinador foi demitido nesta sexta-feira. O anúncio veio em entrevista coletiva no CT da Barra Funda.

continua após publicidade

"Agora a tarde eu e Ney Franco nos reunimos, como fazemos cotidianamente, e tivemos que avaliar os últimos resultados e as consequências disso. Nas análises que nós fizemos, chegamos ao concordo que infelizmente vamos encerrar nosso vínculo a partir de hoje", disse o diretor de futebol Adalberto Batista. Milton Cruz mais uma vez assume a equipe interinamente e ficará no banco diante do Santos, domingo, também no Morumbi.

O treinador chegou ao São Paulo exatamente em 5 de julho do ano passado. Com passagens por Ipatinga (onde se destacou levando o time até as semifinais da Copa do Brasil), Flamengo, Atlético-PR, Botafogo e Coritiba, seu último trabalho havia sido no comando das categorias de base da seleção brasileira.

continua após publicidade

Ney treinou a seleção sub-20, de Neymar, Lucas e Oscar, nos títulos sul-americano e mundial, em 2011, e ganhou fama de ser bom em trabalhar com jovens. Como o São Paulo pretendia dar mais espaço aos garotos depois da demissão de Emerson Leão, convenceu o treinador a largar o cargo que tinha na CBF para assumir a equipe do Morumbi.

Apesar do início ruim de trabalho, foi mantido no cargo para a sequência do Brasileirão. Com uma escalação que o torcedor conhecia na ponta da língua e recuperando jogadores como Paulo Miranda e Osvaldo, o São Paulo foi campeão incontestável da Copa Sul-Americana e conseguiu a vaga na Libertadores deste ano também terminando entre os primeiros do Brasileirão.

Para 2013, Ney Franco perdeu Lucas, mas ganhou um Paulo Henrique Ganso em melhor forma, Aloísio e Lúcio. A equipe, porém, caiu drasticamente de qualidade. Até terminou a primeira fase do Paulistão como líder, mas sem convencer. A eliminação veio na semifinal, diante do Corinthians, em pleno Morumbi.

continua após publicidade

Na Libertadores, o São Paulo só avançou às oitavas de final na bacia das almas, graças a uma vitória em cima do Atlético-MG na ultima rodada da fase de grupos, talvez na melhor partida da equipe no ano. Mas, contra o mesmo rival, caiu na primeira fase do mata-mata de forma inapelável.

A direção fez uma limpa no elenco, afastou nomes como Cortez, Wallyson e Fabrício, mas os problemas continuaram, principalmente dentro de campo. Apesar dos treinos em Cotia, em regime de concentração, durante a intertemporada, a equipe voltou jogando muito mal contra o Corinthians, pela Recopa. Para mostrar como o treinador e o elenco já não falavam a mesma língua, em entrevista coletiva pós-jogo ele disse que o problema era "técnico, e não tático", se eximindo de toda culpa.

Ney Franco deixa o São Paulo após 79 jogos, 41 vitórias, 16 empates, 22 derrotas. Além dele, também foi demitido Eder Bastos, seu auxiliar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Após perder clássico, São Paulo demite Ney Franco"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!