Esportes

Apucarana realiza a Taça Paraná de Artes Marciais

Da Redação ·
Apucarana já tem tradição em realizar competições de artes marciais
fonte: Divulgação
Apucarana já tem tradição em realizar competições de artes marciais

O Ginásio de Esportes Aniz Abujanra do Clube 28 de Janeiro, de Apucarana, vai sediar neste final de semana (sábado e domingo), a Taça Paraná de Artes Marciais, num evento promovido pela Associação Shizuka, Aka e Associação Karatê Vida. A entrada é gratuita.

O professor de karatê Alan Pereira da Silva esteve na quarta-feira (5) à tarde na redação do Jornal Tribuna do Norte, divulgando a competição que contará com a presença de 330 atletas, sendo 150 de karatê e 180 de kung fu.

De acordo com Alan, no sábado vai acontecer a competição de karatê e no domingo o campeonato de kung fu. As duas competições terão início às 8 horas. Já a abertura oficial da Taça Paraná está marcada para o meio-dia de sábado.

Para a abertura do evento foram convidados o prefeito Beto Preto (PT), a secretária de Esportes do município, Dione Gaspar, o secretário do Centro da Juventude, Paulo Kisner, o vice-presidente da Federação Paranaense de Karatê, Mário Ronei e o vice-presidente da Condefederação Nacional de Karatê, Leandro Gambeta.

Na copa de karatê estão inscritos atletas de Goioerê, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Arapongas, Apucarana, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré e Curitiba. “Também virão karatecas de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul”, destacou Alan, que coordenará a competição ao lado de Amauri Pereira dos Santos e Jeferson de Oliveira.

O evento será disputado pelas categorias mirim, infantil, infanto, juvenil, júnior, adulto, veterano e máster (masculino e feminino), pelos estilos kata e kumitê. Todos os atletas que competirem vão receber medalhas.

continua após publicidade
confira também



Durante a copa de karatê serão homenageados os atletas Sérgio Salomão e Juliane Veiga, e o mestre Oshiro. Os três vão receber uma placa de honra ao mérito da Associação Karatê Vida. “São pessoas importantes do esporte e que já contribuíram e contribuem com o karatê em nossa cidade”, frisou Alan Pereira.

No domingo vai ocorrer a competição de kung fu, com atletas pelos naipes masculino e feminino. “O campeonato terá competidores de 8 a 35 anos de várias cidades do Paraná”, comentou o mestre Waldenir dos Santos, coordenador geral da Taça Paraná de Kung Fu.

Estão inscritos atletas de Apucarana, Mandaguari, Assaí, Bandeirantes, Sarandi, Cambira, Maringá, Marialva, Novo Itacolomi, Ortigueira, Arapongas, Rio Bom, Ibiporã, Marilândia do Sul e Presidente Prudente-SP. Também dentro da copa de kung fu vão acontecer lutas de boxe chinês e shia-shuan.

A Taça Paraná conta com patrocínio da Ferragens & Cia, Advocacia Juliane Veiga da Fonseca, Bonifor Brindes, Tribuna do Norte, Milano, RTV, Bello Vício, Apucarana Auto Peças e Plásticos Magno, tendo o apoio da GM Criações, Kadu Nakaguishi, Alemão Sport Wear, Studio Pilates, World Trainner, Apsy Sport, Kicker, Lions, Kairós Informática, Simone Peres, Edson Pereira & Michelin, Montreal Móveis, Junqueira de Castro, Shiroi MMexpress, Strike, Trans Apucarana e Personal Fight.