Esportes

Sábado tem início a Campanha de Vacinação contra a Gripe para idosos

Da Redação ·

Tem início neste sábado (24/04), em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe sazonal (comum) e Gripe A. O tema escolhido pelo Ministério da Saúde para 2010 foi: “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se”. A abertura, em Apucarana, será às 09 horas, na Escola Municipal Papa João XXIII, na Vila Regina, onde acontece o Programa Cidadania Responsável. Neste mesmo local será realizada a vacinação para a população da Vila Regina e imediações, durante todo o sábado.
 

continua após publicidade

Realizada pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, em parceria com os governos estaduais e municipais, a campanha focará a vacinação contra a gripe sazonal para a população com idade acima de 60 anos. Também, a partir desta data, até o dia 07 de maio, serão imunizadas as pessoas com mais de 60 anos, portadoras de doenças crônicas, contra a Gripe A (H1N1). Em Apucarana a meta é a imunização de 14.461 pessoas com idade acima de 60 anos contra a gripe comum e 2.892 contra a Gripe A. A vacinação é gratuita.
 

Documentação
Para a vacinação contra a gripe sazonal é necessária a apresentação de documento que comprove a idade do paciente como o Registro Geral (RG). Já para receber a dose contra a Gripe A, é necessário que o paciente apresente receitas médicas (com até três meses) ou cartão de controle de medicamentos e, no caso de pacientes da rede particular, receita ou uma declaração do médico relatando a doença.
 

continua após publicidade

Postos de vacinação
A vacina estará disponível, no sábado, em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com salas de vacina, nos postos de apoio João Mariotto (Vila Formosa), Valdecir de Paula (Jardim das Flores), Jardim América e Jardim Marissol, das 08h30 às 16h30 e na sala especial no Platô da Praça Rui Barbosa, das 09 às 16h30. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe. As complicações mais comuns são pneumonia, a otite (infecção no ouvido) e bronquite (inflamação nos brônquios).

Da assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apucarana