MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Atacante tenta apagar imagem dos últimos brasileiros no Barça

SÃO PAULO, SP, 26 de maio (Folhapress) - O atacante Neymar foi o primeiro jogador que saiu diretamente de um clube brasileiro para o Barcelona desde Keirrison, que em 2009 deixou o Palmeiras com destino à Espanha. Um ano antes, o zagueiro Henrique tamb

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.05.2013, 13:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 26 de maio (Folhapress) - O atacante Neymar foi o primeiro jogador que saiu diretamente de um clube brasileiro para o Barcelona desde Keirrison, que em 2009 deixou o Palmeiras com destino à Espanha.

Um ano antes, o zagueiro Henrique também trocou o time alviverde pelo catalão. No entanto, nenhum dos dois atletas chegou a jogar pela equipe principal do Barça. Eles foram emprestados para outros clubes até retornarem ao Brasil.

Atualmente, Keirrison defende o Coritiba, time que o revelou. Já Henrique está novamente no Palmeiras.

Antes destes atletas, o Barcelona havia apostado no atacante Geovanni (Cruzeiro) e no volante Fabio Rochemback (Inter-RS), em 2001. Os dois jogadores não deixaram saudades na Catalunha.

Histórico

Os primeiros brasileiros que vestiram a camiseta do Barça foram Fausto e Jaguaré. Em 1931, eles fizeram parte da delegação do Vasco que foi à Europa para a realização de alguns jogos. Atraídos por um salário melhor e pelo profissionalismo do futebol espanhol, os atletas decidiram ficar no país ibérico, mas só aguentaram uma temporada.

Entre as dezenas de brasileiros que defenderam o clube catalão, os que mais se destacaram saíram de times europeus para o Camp Nou.

Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho foram eleitos melhores do mundo como atletas do Barcelona.

Os dois primeiros saíram do PSV. Rivaldo trocou o La Coruña pela equipe catalã. E Ronaldinho despertou a atenção dos cartolas espanhóis com suas atuações pelo PSG.

Evaristo de Macedo, que jogou entre os anos 50 e 60 no Barcelona e no Real Madrid, conquistou vários títulos pelo clube catalão e é ídolo no futebol espanhol.

Atualmente no Manchester City, o ex-dirigente do Barça, Ferrán Soriano, disse que prefere jogadores adaptados ao futebol europeu.

No seu livro "A bola não entra por acaso", Soriano explica como escolheu cada atleta para compor o grupo vitorioso dos últimos anos.

Ele destaca a contratação de Ronaldinho para liderar a guinada da equipe que culminou na conquista da Champions em 2006.

Na segunda reformulação, após a saída do técnico holandês Frank Rijkaard, o cartola apostou nos laterais Daniel Alves e Adriano, bicampeões da Copa da Uefa (atual Liga Europa) pelo Sevilla.

O sucesso em um rival local e a adaptação ao Campeonato Espanhol pesaram na escolha dos defensores brasileiros.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Atacante tenta apagar imagem dos últimos brasileiros no Barça"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!