Esportes

Arapongas realiza Jogos Escolares do Paraná

Da Redação ·

Com a presença de 1.200 atletas/alunos de 13 cidades da região, teve início nesta segunda-feira à noite, em Arapongas, a fase regional dos 60º Jogos Escolares do Paraná (JEP

continua após publicidade
s). Solenidade de abertura do evento aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes Luiz Augusto Zin.

Estiveram presentes no cerimonial de ontem o prefeito Padre Beffa (PHS), o governador em exercício, Flávio Arns (PSDB), a professora Maria Onide Ballan Sardinha, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) e demais autoridades políticas e esportivas do município e de toda a região.

Na fase regional são disputadas as modalidades de futsal, voleibol, basquetebol, handebol, xadrez, tênis de mesa e atletismo (masculino e feminino), pelas classes “A” e “B”, com a participação de colégios de Arapongas, Apucarana, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Jandaia do Sul, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Novo Itacolomi e Rio Bom.

continua após publicidade

Em Arapongas, Apucarana será representada pelos colégios Polivalente e Tadashi Enomoto e pelas escolas José Antônio Menegazo e Idalice Prates, na categoria ACD (alunos com deficiência).

A fase macrorregional vai acontecer no mês que vem, em Apucarana, com equipes da “Cidade Alta” e das regiões de Londrina, Ivaiporã e Telêmaco Borba. A macrorregional será entre 5 a 9 de junho.

Já a fase final dos JEP

continua após publicidade
s neste ano vai ocorrer nos meses de julho e agosto. São mais de quinze modalidades em disputa.

Desde 2012 a fase final dos JEP´s acontece nos mesmos moldes dos Jogos Escolares da Juventude (antiga Olimpíadas Escolares), que congrega num primeiro momento os alunos de 12 a 14 anos (divisão B) e, depois, noutra data, os alunos de 15 a 17 anos (divisão A).

No atletismo e futsal , além dos alunos regulares, também disputam os alunos da categoria ACD (alunos com deficiência).

A fase regional faz parte da 60ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, que é realizada pela Secretaria do Estado da Educação, organizado pela Secretaria do Estado do Esporte, conta com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio da Prefeitura Municipal.

Também nesta segunda-feira foram iniciadas as fases regionais nos municípios de Assis Chateaubriand, Colombo, Francisco Alves, General Carneiro, Itaipulândia, Mamborê, Nova Esperança, Nova Prata do Iguaçu, Nova Tebas, Palmas, Paranaguá, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Negro, Siqueira Campos e Telêmaco Borba.