MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Fifa nega ter descartado o uso Morumbi

O departamento de comunicação da Fifa desmentiu a informação publicada nesta terça-feira de que o Morumbi estaria descartado da Copa do Mundo de 2014. A entidade divulgou que o projeto do estádio ainda está sob análise técnica, e estaria apto a receber

Da Redação

·
 Morumbi deverá passar por uma intensa reforma
Icone Camera Foto por Google Imagens
Morumbi deverá passar por uma intensa reforma
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.04.2010, 14:08:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O departamento de comunicação da Fifa desmentiu a informação publicada nesta terça-feira de que o Morumbi estaria descartado da Copa do Mundo de 2014. A entidade divulgou que o projeto do estádio ainda está sob análise técnica, e estaria apto a receber jogos até as oitavas de final da competição.

continua após publicidade

De acordo com uma informação publicada nesta terça pelo jornal O Estado de S. Paulo, o secretário-geral, Jerome Valcke, iria anunciar a exclusão do projeto de reforma do Morumbi durante sua visita ao Brasil na quinta-feira. Mas o departamento de comunicação da Fifa negou qualquer relação dessa viagem com a análise técnica do estádio.

“O problema do estádio do Morumbi está relacionado com a análise técnica do estádio. Por enquanto, o projeto apresentado estaria apto a receber jogos da fase de grupos e das oitavas de final da Copa do Mundo”, informou a Fifa em uma resposta enviada à Rádio França Internacional e retransmitida ao São Paulo Futebol Clube.

continua após publicidade

“A Fifa já enviou aos representantes de São Paulo e do Morumbi a informação de que precisam para fazer com que o estádio possa receber jogos de semifinais, e está atualmente esperando para ver essas melhorias apresentadas. A visita do secretário-geral Jerome Valcke nesta semana não tem relação com a análise técnica do estádio”, completou o comunicado.

O departamento de comunicação do São Paulo ainda não decidiu se publicará um comunicado oficial para tratar do assunto. Segundo a assessoria de imprensa do clube, a posição é a mesma de sempre: o Morumbi precisa se adequar às exigências do caderno de encargos para receber a abertura do Mundial.

Na última segunda-feira, o presidente Juvenal Juvêncio afirmou categoricamente que o estádio será palco do primeiro jogo da Copa em 2014. “O Morumbi está muito à frente da maioria dos outros estádios, não só pela importância física, mas pela importância da cidade de São Paulo. Vocês [jornalistas] podem ter certeza absoluta de que a abertura será no Morumbi. Não existe Copa do Mundo no Brasil sem isso”, decretou o mandatário são-paulino, antes da notícia veiculada pelo Estado.


A assessoria de imprensa do presidente da SPTuris e coordenador do Comitê Executivo Paulista para a Copa, Caio Carvalho, afirmou: "Estamos contentes com a nota da Fifa desmentindo o fato. Tínhamos certeza de que a informação era falsa."

continua após publicidade

Carvalho está de férias e também negou que exista um plano B para a construção de um novo estádio na capital paulista. Por meio de seu Twitter, completou: "Plano B para abertura Copa 2014 não existe. Principalmente com dinheiro público e seria criminoso em São Paulo. Se não for no Morumbi, não será em São Paulo."

As obras em todos os 12 estádios do Mundial do Brasil deveriam começar em março. O comitê local já fez uma concessão. Entretanto, a Fifa ameaça tirar o direito dos estados em caso de novo atraso. Esses locais seriam descartados se novos problemas no início das obras forem observados.

A Fifa irá aproveitar a visita ao país para reforçar que quatro ou cinco sedes deverão estar totalmente prontas para receber a Copa das Confederações, em 2013. Essas cidades deverão liberar suas arenas até dezembro de 2012. Os locais serão definidos possivelmente logo após o fim do Mundial da África do Sul, que se encerrará em 11 de julho.

Ainda que o Morumbi tenha recebido críticas desde a primeira vistoria aos estádios no Brasil, o último pronunciamento da Fifa quanto ao estádio paulistano foi positivo. "Os planos de reforma do Morumbi eram um problema. E o projeto que recebemos recentemente nos deixou satisfeitos com as evoluções. O que foi pedido está sendo atendido", declarou Jerome Valcke em março.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Fifa nega ter descartado o uso Morumbi "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!