MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

ONU quer aplicar conduta contra racismo no esporte

A pedido dos países africanos, associados ao Brasil, o Conselho de Direitos Humanos da ONU adotou, nesta sexta-feira (26), em Genebra, uma resolução que pede a adoção de códigos de conduta contra o racismo no esporte.   A ONU "incita a elaboração e

Da Redação

·
 ONU quer aplicar conduta contra racismo no esporte
Icone Camera Foto por googleimagens.com
ONU quer aplicar conduta contra racismo no esporte
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.03.2010, 16:48:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A pedido dos países africanos, associados ao Brasil, o Conselho de Direitos Humanos da ONU adotou, nesta sexta-feira (26), em Genebra, uma resolução que pede a adoção de códigos de conduta contra o racismo no esporte.

continua após publicidade

A ONU "incita a elaboração e promoção de códigos de conduta contra o racismo no esporte e de certificados internacionais para os clubes e associações esportivas que cooperem com programas destinados a erradicar o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e outras formas de intolerância no esporte”.

continua após publicidade

Ao apresentar o projeto, a Nigéria, em nome dos países africanos, reconheceu que "o racismo no esporte se tornou um problema.

- Esperamos que a África do Sul aproveite a próxima Copa do Mundo de futebol, que se celebra naquele país a partir de junho, a levar em conta esta resolução.

continua após publicidade

O país africano pediu, ainda, medidas práticas contra o racismo.

continua após publicidade

- Queremos aplicação em nível popular, de campanhas encaminhadas a sensibilizar o público em geral sobre a erradicação do racismo" e a "utilizar o esporte como meio para eliminar todas as formas de discriminação".

continua após publicidade

A esse respeito, a Nigéria lembrou o filme Invictus, do diretor americano Clint Eastwood, que mostra o líder sul-africano Nelson Mandela promovendo a equipe nacional de rúgbi como instrumento para fomentar a tolerância racial.

Co-patrocinador da resolução, o Brasil, que organizará o Mundial de futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, insistiu na necessidade de se estabelecer normas nacionais, informaram à.

O Brasil propôs, ainda, que os clubes aspirem a obter das federações esportivas e da ONU certificações de seu compromisso na luta contra o racismo, acrescentaram as fontes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "ONU quer aplicar conduta contra racismo no esporte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!