MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Mais democrática, Copa do Brasil começa nesta quarta

Para comemorar a 25.ª edição da Copa do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu mudar a fórmula do torneio mais democrático do futebol brasileiro. Estendida até o segundo semestre, inclusive com a presença de clubes que disputam a C

Da Redação

·
Mais democrática, Copa do Brasil começa nesta quarta
Icone Camera Foto por Tribuna do Norte
Mais democrática, Copa do Brasil começa nesta quarta
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.04.2013, 07:00:01 Editado em 27.04.2020, 20:32:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Para comemorar a 25.ª edição da Copa do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu mudar a fórmula do torneio mais democrático do futebol brasileiro. Estendida até o segundo semestre, inclusive com a presença de clubes que disputam a Copa Libertadores e, consequentemente, menos chances de zebras, a competição terá início nesta quarta-feira com 13 jogos.


Considerado desde o início da sua história como caminho mais curto para a Libertadores, a Copa do Brasil deve durar oito meses, já que a final está prevista para os dias 20 e 27 de novembro. Para suprir esta mudança no calendário, a CBF teve que alterar a fórmula a começar pelo número de participantes. Apesar disto, a regra de eliminação com vitória por dois gols de diferença no jogo de ida das duas primeiras fases está mantida. A premiação segue a mesma: uma vaga na competição continental.


Foram definidos 86 times, de todos os Estados do Brasil. Por erro da CBF, uma das vagas teve que ser definida em campo porque a entidade errou na distribuição de vagas. Isto porque o Acre ultrapassou o Espírito Santo no novo ranking de Federações da CBF e, por isso, teria direito a duas vagas na Copa do Brasil de 2013. Como os capixabas já haviam definido seus dois representantes, a CBF estabeleceu um mata-mata entre Atlético-AC e Desportiva-ES para decidir qual dos dois iria à fase principal. Estes times disputaram uma seletiva pela última vaga - vencida pela equipe do Espírito Santo.


Neste primeiro momento, 80 clubes disputarão 40 vagas na segunda fase e seguirão vivos na competição pelos 20 lugares da terceira fase. Os dez times sobreviventes desta três etapas se juntam, na fase de oitavas de finais, a Corinthians, Fluminense, Atlético Mineiro, Grêmio e Palmeiras, atual campeão - todos representantes brasileiros da Libertadores - e ao Vasco, que ocupa a vaga do São Paulo, único grande que ficará de fora por ter conquistado a Copa sul-americana.


O Estado de São Paulo terá o maior número de participantes - serão 13 no total. Além de Corinthians e Palmeiras, estarão na disputa Portuguesa, Barueri, São Caetano, Bragantino, Santo André, Santos, Guarani, Santos, Ponte Preta, São Bernardo e Noroeste. Serão quatro times em campo nesta quarta, nenhum da elite do Campeonato Paulista.


OS JOGOS - Eliminados ainda na primeira fase da Série A2 paulista, Barueri e Santo André terão duelos fora de casa. O primeiro enfrenta o Cianorte, no estádio Albino Turbay, no Paraná, enquanto que o time do ABC, campeão do torneio em 2004, enfrenta o Veranópolis, no estádio Antônio David Farina, no interior do Rio Grande do Sul.


Na elite do Campeonato Brasileiro, porém, na segunda divisão do futebol paulista, a Portuguesa encara o Navairaiense, no Mato Grosso do Sul, às 22 horas. Um pouco antes, às 20h30, o Noroeste, que passa por grande crise e acaba de ser rebaixado para a Série A3, recebe o Criciúma, campeão em 1991, no estádio Alfredo Castilho, em Bauru.


Além do time catarinense e do Santo André, outros três campeões fazem a sua estreia nesta quarta. Vencedor em 2008, o Sport encara o Vitória da Conquista, no estádio Lomanto, no sul da Bahia. Mais tarde estarão em campo dois favoritos ao título. Às 22 horas, o bicampeão - 1990 e 2006 - Flamengo enfrenta o Remo, no estádio Mangueirão, enquanto que o Internacional, vencedor em 1992, se aventura contra o Rio Branco-AC, na Arena da Floresta, em Rio Branco.


Na quinta estavam previstos dois jogos, mas apenas a Ponte Preta entrará em campo para enfrentar o Itabaiana, em Sergipe. Isto porque a CBF acatou uma decisão judicial do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) impedindo a realização do duelo entre CPS-PB e Coritiba. O Sousa-PB impediu a realização do jogo na Justiça cobrando uma vaga no torneio.


Na próxima semana, outros 24 jogos encerrarão os jogos de ida da primeira fase, com a estreia de outros grandes clubes como Cruzeiro, Santos e Botafogo.


Confira os jogos de ida da 1.ª rodada da Copa do Brasil:


Quarta-feira

continua após publicidade

16 horas

Resende-RJ x Caxias-RS

continua após publicidade

Ceilândia-DF x Ceará-CE

Bangu-RJ x Betim-MG

19h30

continua após publicidade

Brasil-RS x Atlético-PR

20h30

Cianorte-PR x Barueri-SP

continua após publicidade

Veranópolis-RS x Santo André-SP

Guarani-CE x Santa Cruz-PE

continua após publicidade

Noroeste-SP x Criciúma-SC

21h30

Nacional-AM x Águia-PA

continua após publicidade

22 horas

Naviraíense-MS x Portuguesa-SP

Vitória da Conquista-BA x Sport-PE

continua após publicidade

Rio Branco-AC x Internacional-RS

Remo-PA x Flamengo-RJ


Quinta-feira

continua após publicidade

21h50

Itabaiana-SE x Ponte Preta-SP


Quarta-feira (10/04)

16 horas

continua após publicidade

Santa Cruz-RN x ASA-AL

20h30

Arapongas-PR x São Caetano-SP

continua após publicidade

Gurupi-TO x América-MG

Confiança-SE x Guarani-SP

continua após publicidade

Salgueiro-PE x Boa-MG

Volta Redonda-RJ x Avaí-SC

Luziânia-DF x Fortaleza-CE

continua após publicidade

Desportiva-ES x Figueirense-SC

Aracruz-ES x Joinville-SC

Tupi-MG x Luverdense-MT

continua após publicidade

Cametá-PA x Atlético-GO

Oratório-AP x Goiás-GO

continua após publicidade

Campinense-PB x Sampaio Corrêa-MA

21 horas

Ji-Paraná-RO x América-RN

continua após publicidade

São Raimundo-RR x Paysandu-PA

21h30

Fast Clube-AM x CRB-AL

continua após publicidade

22 horas

Águia Negra-MS x Bragantino-SP

CSA-AL x Cruzeiro-MG

Flamengo-PI x Santos-SP

Crac-GO x Náutico-PE


Quinta-feira (11/04)

20h30

Parnahyba-PI x ABC-RN

21h30

São Bernardo-SP x Paraná-PR

21h50

Maranhão-MA x Bahia-BA

22 horas

Mixto-MT x Vitória-BA


Quarta-feira (17/04)

20h30

Sobradinho-DF x Botafogo-RJ

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Mais democrática, Copa do Brasil começa nesta quarta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!