Esportes

Espanha vence França e retoma liderança

Da Redação ·





Por Vinícius Bacelar

SÃO PAULO, SP, 26 de março (Folhapress) - A Espanha venceu a França por 1 a 0 hoje, em Saint-Denis, pelas eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2014, e retomou a liderança do Grupo I. O gol da partida foi marcado pelo atacante Pedro.

Com o êxito, a seleção espanhola, atual campeã do mundo e da Europa, alcançou os 11 pontos e ultrapassou justamente o rival, que ficou com um ponto a menos.

Agora, frança e Espanha só voltam a campo pelas eliminatórias em setembro.

O jogo

Com a necessidade da vitória, o técnico espanhol Vicente Del Bosque colocou o atacante David Villa para ser o homem de referência no ataque. Com esta escolha, Fábregas ficou no banco de reservas. A formação 4-3-3, no entanto, foi mantida.

Após vencer a Geórgia com um esquema bem ofensivo, o treinador francês Didier Deschamps entrou mais cauteloso contra a atual campeã do mundo e da Europa.

Ele abdicou do atacante Giroud para colocar o volante Cabaye. Na zaga, o comandante efetuou outra mudança: Koscielny entrou na vaga de Sakho.

Após o apito inicial do árbitro húngaro Viktor Kassai, a Espanha, como de praxe, "alugou" a bola e não quis emprestá-la ao rival. A França, porém, parecia não fazer muita questão da bola. Ficava feliz em ver o adversário tocando e girando de um lado para outro. Com duas linhas de quatro muito próximas, os anfitriões conseguiram encaixar a Espanha na marcação.

Aos 5min, porém, Iniesta achou Monreal na lateral esquerda. O atleta chegou à linha de fundo e serviu Xavi. O meia do Barcelona, livre, chutou para fora.

Os mandantes conseguiram duas boas escapadas na etapa inicial. Na primeira, Jallet desceu livre pela direita e acionou Benzema na meia-lua. O jogador do Real chutou para fora.

A última, aos 39min, foi a mais incrível. Cabaye lançou Ribéry na esquerda. O atleta do Bayern de Munique ganhou na velocidade, invadiu a área, concluiu e foi parado pelo goleiro Valdés.

No segundo tempo, o panorama da partida permanecia imutável. Até que aos 13min, Pedro inverteu o lance para Monreal nas costas de Jallet. O lateral espanhol dominou, invadiu a área e bateu para o meio. O mesmo Pedro apareceu para completar e colocar os visitantes em vantagem.

A França pressionou até o fim em busca do empate, mas a Espanha conseguiu segurar o êxito que lhe devolveu a liderança da chave.

Alemanha goleia

Jogando em casa, a Alemanha não teve dificuldades para derrotar o Cazaquistão por 4 a 1 pelo Grupo C das eliminatórias. Réus, aos 22min do primeiro tempo e aos 44min do segundo tempo, Götze, aos 26min da etapa inicial, e Gundongan, aos 30min da primeira etapa fizeram os gols da Alemanha. Shmidtgal descontou a 1min do segundo tempo.

Com o resultado, a Alemanha atingiu os 16 pontos em seis jogos e se isolou mais na liderança do grupo. A Suécia, vice-líder, tem oito pontos, mas dois jogos a menos.

O Cazaquistão, por outro lado, está com apenas um ponto em seis jogos e tem chances bem reduzidas de ficar com uma vaga. Pelo regulamento, avançam para a Copa o primeiro de cada chave. O segundo disputará a repescagem europeia.

Na próxima rodada, a Alemanha recebe a Áustria em 6 de setembro, já o Cazaquistão, na mesma data, enfrenta as ilhas Faroé.
 

continua após publicidade