Esportes

Chuva reduz tempo de treino na Stock Car

Da Redação ·
 "Treino foi mais para ver se estava tudo funcionando", comentou Luciano Burti
fonte: Divulgação
"Treino foi mais para ver se estava tudo funcionando", comentou Luciano Burti

O que seria uma programação de mais de duas horas virou um treino simples, de apenas trinta minutos. Tudo por causa da chuva. O asfalto molhado encurtou as atividades de pista desta quinta-feira, dia de preparação para a primeira etapa da temporada da Stock Car, marcada para domingo (28). E as equipes precisaram trabalhar muito rápido para aproveitar ao máximo a única oportunidade de completar algumas voltas antes do início do cronograma oficial.

continua após publicidade

"Na verdade, deu para aproveitar bem pouco, foi mais para deixar tudo ok com os freios e checar o consumo de combustível, que ainda é novidade para todo mundo", destaca Maurício Ferreira, chefe de equipe da Itaipava Racing Team. A equipe teve Luciano Burti entre os dez mais rápidos do treino extra, liderado por Marcos Gomes, mas o próprio piloto destaca que os tempos não representam muito. "Hoje, a intenção era ver se estava tudo funcionando", disse Luciano Burti.

continua após publicidade

E estava. "É óbvio que o ideal seria pista seca, porque testamos algumas coisas e vimos que estão todas funcionando, mas não foi possível medir a performance. Talvez no computador a gente veja. De qualquer forma, acho que foi válido, o carro não apresentou problemas e está pronto para o início da programação oficial", acrescentou Luciano Burti. O companheiro de equipe dele, David Muffato, também considerou o dia positivo, mesmo enfrentando dificuldades técnicas.

continua após publicidade

Ele parou no meio do treino, com problemas na embreagem. "Foi importante ter dado essa volta e notado o defeito, para não ter nenhuma surpresa nos treinos livres, que é quando vamos começar a acertar o carro", destacou David Muffato. "A única coisa que atrapalha é que não pude deixar os freios prontos para amanhã, então vou usar os primeiros minutos dos próximos treinos para isso. Atrasa um pouco, mas não é nada preocupante".

Nesta sexta-feira (26), também com previsão de chuva para o período da tarde, serão realizadas duas sessões de treinos livres. A primeira às 12h30 e a segunda às 15h20. O grid de largada será definido no sábado (27) e a corrida está marcada para 11h00 de domingo. Esta é a primeira etapa da temporada da Stock Car, que neste ano estreia novo motor, com 520 cv, novos compostos de pneus e novo combustível, o etanol.