Esportes

Siqueira Campos está pronta para o Pro Tork de Motocross

Da Redação ·
A pista da Pro Tork, em Siqueira Campos, receberá a abertura do Brasileiro em 2010
fonte: Divulgação
A pista da Pro Tork, em Siqueira Campos, receberá a abertura do Brasileiro em 2010

Se fosse necessário, o Pro Tork Campeonato Brasileiro de Motocross 2010 poderia começar hoje. O Centro de Treinamento da Pro Tork, na cidade de Siqueira Campos/PR, local da abertura no dia 11 de abril, já está pronto para receber os melhores pilotos do país para o campeonato que promete ser o de mais alto nível dos últimos anos. Além disso, a pista de Carlos Barbosa/RS, que vai sediar a 2ª etapa da temporada, dia 25/4, teve sua pista ajustada à nova infraestrutura de corrida da Confederação Brasileira de Motociclismo, melhorando ainda mais seu nível técnico.

continua após publicidade

Para a etapa de abertura, a Pro Tork quer mais do que fazer uma grande corrida de motocross. Marlon Bonilha, diretor da empresa paranaense, garante que pilotos, público e imprensa terão à sua disposição a melhor estrutura do país. Os pilotos poderão contar com banheiros com chuveiro quente, local para alimentação, área de camping, boxes com iluminação, pontos de energia elétrica e água. A imprensa contará com a estrutura da torre central do motódromo, com sala climatizada, vista para 95% da pista, acesso à internet e banheiros privativos. Já o público, que será o maior beneficiado, terá entrada franca e ainda poderá assistir, além das competições, a shows de freestyle com Gilmar "Joaninha" e acrobacias aéreas.

continua após publicidade

- Nossa estrutura está sendo deslocada para o Centro de Treinamentos Pro Tork e teremos várias atrações que vão engrandecer o evento. Os preparativos estão muito avançados para realizar a maior prova de motocross que o Brasil já viu. Nosso objetivo é bater um novo recorde de público e de pilotos. Temos certeza que teremos um ano muito especial. O Campeonato ganhará mais força e os pilotos terão a oportunidade de evoluir muito tecnicamente pelo nível das pistas e até financeiramente, pela exposição das marcas de seus patrocinadores e pelas novas premiações. Teremos um calendário que contemplará pistas de altíssimo nível, como a de Canelinha que sediou o Mundial e o retorno de Carlos Barbosa, além da pista da Pro Tork que é considerada por muitos como uma das melhores do circuito - diz Marlon.

continua após publicidade

Para o presidente da Federação Paranaense de Motociclismo (FPRM), Gilberto Rosa, o "Juba", a prova já poderia ser realizada neste fim de semana.

Está tudo pronto. Foi tudo melhorado. Desde a área de box até à pista. A partir de segunda-feira minha equipe vai estar toda em Siqueira Campos. A prova poderia até ser neste fim de semana. Fechamos parcerias com jornais e TVs e o Marlon (diretor da Pro Tork) espera mais de 500 motos. Com certeza podem esperar uma prova perfeita - afirma Juba.

continua após publicidade

Considerada uma das melhores pistas do Brasil, Carlos Barbosa recebeu algumas adaptações para se ajustar à nova infraestrutura da CBM, que em 2010 será a mesma utilizada na etapa brasileira do Mundial de Motocross, em Canelinha/SC, em 2009. Mais do que isso, a prova também terá uma novidade: a criação de bolsões de público no meio da pista, aproximando ainda mais os amantes do motocross e os pilotos.

continua após publicidade

- Os presidentes da Federação Gaúcha e da CBM visitaram Carlos Barbosa para adaptar a pista ao nível do Mundial de Motocross. O trajeto foi remodelado com a inclusão dos bolsões para que o público fique mais próximo da pista. Os bolsões nunca foram utilizados antes aqui no Brasil. É uma característica de provas internacionais. Vamos fazer um belo evento, sem dúvida alguma - diz Claudio Chies, organizador da etapa gaúcha, com o aval do presidente da FGM, Paulo Fella Flora. - Carlos Barbosa é uma pista tradicional. Nem seria preciso fazer muita coisa, pois o terreno tem uma topografia que propicia bastante a prática do motocross. Preparamos uma nova configuração, além de algumas melhorias. A pista vai ficar ainda mais técnica e espetacular para o público. A Federação Gaúcha está empenhada em fazer uma prova de altíssimo nível em Carlos Barbosa - declara Della Flora.

continua após publicidade

Alexandre Caravana, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), garante que a temporada 2010 já começa com uma cara diferente e ficará marcada na história do esporte no país, graças a infraestrutura de alto padrão que serão utilizada em todas as etapas.

- Temos várias mudanças em relação ao campeonato, que já começa diferente este ano. As provas voltam a ser apenas no domingo, temos a entrada de novos patrocinadores, a liberdade de escolha de pneus por parte dos pilotos, e a Pro Tork, que é uma das empresa que mais investe em mídia no motociclismo, promete dar divulgação sem precendetes ao Brasileiro. A expectativa é muito grande pelo início do campeonato. Tenho certeza de que será um passo definitivo na evolução do motocross brasileiro - diz Alexandre Caravana.

O Pro Tork Campeonato Brasileiro de Motocross tem supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo, além de patrocínio de Pro Tork e Rinaldi.