MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Tite renova time, mantém padrão e leva Corinthians ao bi

Ao renovar o contrato de Tite no fim do ano passado, o Corinthians exaltava a capacidade do treinador de dar corpo à equipe com as peças disponíveis. Ele já havia tido que remontar o grupo outras vezes, perdendo titulares importantes, e os corintianos não

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.12.2012, 10:45:01 Editado em 27.04.2020, 20:36:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ao renovar o contrato de Tite no fim do ano passado, o Corinthians exaltava a capacidade do treinador de dar corpo à equipe com as peças disponíveis. Ele já havia tido que remontar o grupo outras vezes, perdendo titulares importantes, e os corintianos não paravam de alçar voos cada vez mais altos. E, para chegar ao título mundial neste domingo, teve que novamente remontar o time.


continua após publicidade

Depois de conquistar a Libertadores, em julho, a equipe titular perdeu o zagueiro Leandro Castán e o meia Alex, que se transferiram, respectivamente, para Roma e Al-Gharafa (Catar). O elenco também ficou sem peças de reposição importantes, como o lateral-esquerdo Ramon, o zagueiro Marquinhos, os atacantes Willian e Liedson, além de jogadores menos utilizados como Elton, Gilsinho e Adriano.


Assim como tinha acontecido outras três vezes, Tite conseguiu remontar a equipe e deixá-la ainda mais forte. Já havia sido assim quando Elias saiu ao fim de 2010, quando o time perdeu Roberto Carlos, Ronaldo e Jucilei, todos titulares, após a eliminação para o Deportes Tolima e também depois das vendas de Dentinho e Bruno César. No total, oito titulares que deixaram o clube em dois anos e, mesmo assim, o Corinthians não parou de se fortalecer.


continua após publicidade

Mas isso só foi possível graças ao talento de Tite. O treinador definiu há bastante tempo que a formação tática do Corinthians tem quatro defensores, dois volantes (com um deles tendo liberdade de chegar ao ataque), um meia distribuidor de jogadas, dois atacantes abertos pelas pontas e um centroavante.


Foi dentro dessa formação que Tite remontou o Corinthians. Na zaga, foi natural a troca de Leandro Castán por Paulo André, reserva imediato. E Anderson Polga chegou para ser o quarto reserva, com Guilherme Andrade ocupando a lateral esquerda reserva, no lugar de Ramon.


No setor ofensivo, falou mais alto a formação tática do que as peças em si. Prova disso foi a escolha por Jorge Henrique jogar como titular a final deste domingo, enquanto que Douglas começou a semifinal. O meia, aliás, antes era criticado pelo peso e pela passividade, mas ganhou a confiança de Tite para substituir Alex. Na frente, o peruano Guerrero ganhou a posição de titular, deslocando Emerson para jogar mais aberto.


continua após publicidade

Com boas peças à disposição, o treinador criou uma concorrência sadia no elenco e manteve a dúvida quanto aos titulares até praticamente a véspera da viagem ao Japão. Com Romarinho, o argentino Martínez e Jorge Henrique no banco de reservas na estreia, os titulares sabiam que precisavam dar o máximo de si para não perderem a posição.


O elenco campeão tem os goleiros Cássio, Júlio César e Danilo Fernandes; os laterais Alessandro, Fábio Santos e Guilherme Andrade; os zagueiros Chicão, Wallace, Anderson Polga e Felipe; os volantes Ralf, Paulinho, Edenilson e Willian Arão; os meias Douglas e Danilo; além dos atacantes Martínez, Guerrero, Emerson, Jorge Henrique, Romarinho e Giovanni. Só este último e os dois goleiros reservas foram revelados no clube.


Não foram inscritos no Mundial, mas fazem parte do elenco, os laterais Weldinho, Denner e Chiquinho; o zagueiro Antônio Carlos; os meias Ramírez e Zizao; e o atacante Adilson. O volante Guilherme teria participado da competição, mas a sua inscrição foi vetada pela Fifa porque foi contratado depois da janela de transferências internacionais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Tite renova time, mantém padrão e leva Corinthians ao bi"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!