Esportes

Castroneves chega a St. Petersburg em busca de vitórias 

Da Redação ·
Castroneves chega a St. Petersburg em busca de vitórias
fonte: Divulgação
Castroneves chega a St. Petersburg em busca de vitórias

Na condição de recordista de vitórias no circuito de rua de St. Petersburg, feito conquistado ao longo dos últimos cinco anos em que a prova tem sido disputada sob a “bandeira” da Indy Racing League (IRL), o piloto brasileiro Helio Castroneves chega nesta quinta-feira à cidade litorânea localizada no Oeste da Flórida, local da segunda etapa da Fórmula Indy.

continua após publicidade

A prova será disputada no domingo, 28 de março, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura Band Sports a partir das 16h30. Antes disso, o três vezes vencedor da Indy 500 cumpriu uma maratona de compromissos em várias partes dos Estados Unidos, todos dedicados a promover a categoria.

continua após publicidade


Nem mesmo o fato de não ter estado nessa prova em 2009, em razão do julgamento que ainda acontecia no início do ano passado, impediu que Castroneves mantivesse a seu favor as principais marcas da corrida. Disputada pela primeira vez em 2005 pela IRL, a cidade com aproximadamente 2,7 milhões de habitantes vai receber a Fórmula Indy pela sexta vez. Nas cinco anteriores, o brasileiro venceu duas delas. 

continua após publicidade


Se na disputa inaugural um acidente não lhe permitiu corroborar o 2º posto no grid obtido na classificação, nos dois anos seguintes garantiu duas vitórias consecutivas, sendo a de 2007 a partir também de uma pole position. Nessas mesmas ocasiões, com 40 voltas lideradas em 2006 e 95 na corrida seguinte, o ele acumulou 135 passagens pelo traçado de 1,8 milhas (2,88 km), que lhe confere a liderança também nesse quesito. 


Essa performance permitiu que Castroneves oferecesse a contribuição de maior peso para que o Team Penske pudesse figurar como o mais vitorioso em St. Petersburg, com três conquistas. A mais recente foi justamente em 2009, quando o 1º lugar foi garantido por Ryan Briscoe, o australiano de 28 anos que desde 2008 está na equipe comandada por Roger Penske.  

continua após publicidade


Por fim, vale destacar que dois dos três recordes de desempenho de St. Petersburg pertencem a Helio Castroneves. Sua marca obtida durante a corrida de 2006 (1h56min57s5172 para as 100 voltas e 288 km de prova) ainda não foi superada. Em termos de classificação, está por ser derrubado o tempo de sua pole de 2007, registrado em exatos 1min01s6839.