Esportes

Azerbaijão sedia Jogos Europeus em 2015

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 8 de dezembro (Folhapress) - Bacu, capital do Azerbaijão, foi escolhida como sede da primeira edição dos Jogos Europeus em Assembleia Geral do Comitê Olímpico Europeu (COE). Os 49 Comitês Olímpicos daquele continente votaram neste sábado a favor da criação do torneio que terá a primeira edição em 2015 e ocorrerá em intervalos de quatro anos. De todos os comitês, 38 votaram a favor, oito contra e três não opinaram.

A ideia dos Jogos partiu do presidente do COE, Patrick Hickey, em 2009, seguindo o exemplo dos Asiáticos e dos Pan-Americanos.

Os Jogos Europeus irão contar com 15 esportes olímpicos e dois não olímpicos ainda sem definições.

A lista dos esportes pretendidos, mas não confirmados, inclui tiro com arco, badminton, boxe, canoagem, esgrima, handebol, judo, rúgbi 7, tiro, taekwondo, tênis de mesa, triatlo e vôlei. Estão em curso negociações com atletismo, natação, ginástica e tiro livre. Competições de dança, karatê e futsal podem também ser inclusas como as não olímpicas.

"Um bebê nasceu e, agora, você tem que ajudar a crescê-lo", disse o presidente Patrick a respeito do novo torneio.

O COE pretende ter a lista final das modalidades esportivas até o final de março de 2013. "Há diversos detalhes para serem decididos, mas não temos intenção de ser uma cópia dos Jogos Olímpicos. Queremos ser inovadores e, acima de tudo, contar com a juventude do esporte", disse o COE em seu site oficial.

A declaração ainda ressaltou que "os Comitês Olímpicos nacionais receberam a garantia de que o evento não lhes custará nada, mas que receberão ganhos financeiros. Bacu será um teste que esperamos que seja o primeiro de uma longa série que está por vir".

O COE imagina que terá um grande obstáculo em convencer alguns esportes que já têm calendários pré-estabelecidos a participarem dos Jogos Europeus, como a natação e o atletismo.

"Temos que entender que há alguns esportes com competições já planejadas até 2016", completou o presidente do COE que planeja um enorme evento para 2019.

Bacu foi a única cidade a se oferecer como candidata a inaugurar os Jogos, o que está previsto para ocorrer em Maio de 2015. A expectativa é que participem cerca de 7.000 atletas.
 

continua após publicidade