Esportes

Fifa pode punir seleção brasileira por usar 6 estrelas na camisa

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 1º de novembro (Folhapress) - A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) corre risco de receber uma punição da Fifa por manter na camisa seis estrelas relativas a campeonatos mundiais. Duas delas, são referentes às conquistas de 1982 e 1985, quando o torneio foi organizado pela extinta Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão).

O problema é que a Fifa não reconhece os eventos anteriores ao que ela organiza. Dessa forma, somente são válidos os mundiais a partir de 1989.

O pedido de retirada das duas estrelas irritou a CBFS, que avisa que não vai mudar a camisa. "Como vamos fazer camisas novas já aqui na Tailândia? Não dá para mexer", disse o presidente Aécio de Borba Vasconcelos, ao canal Sportv.

Causou irritação no dirigente o fato de o pedido surgir só agora, sendo que o Brasil joga pela Fifa faz anos e sempre usou as seis estrelas de campeão do mundo. "Quem organizou os Mundiais anteriores não foi o Brasil, nem o Paraguai [outro campeão] do torneio. A Copa do Mundo foi uma conquista do esporte", justificou o dirigente.

A Fifa não se pronunciou sobre o incidente, já que, pelo pedido, o Brasil não poderia ter jogado contra o Japão hoje, em que venceu por 4 a 1, vestindo a camisa com as seis estrelas.

Os outros mundiais conquistados pelo Brasil sob a chancela da Fifa foram em 1989, 1992, 1996 e 2008.
 

continua após publicidade